Boas práticas editoriais

A Revista Eletrônica de Educação oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. 

A revista tem o compromisso de publicar manuscritos originais e inéditos, e o autor deve declarar que seu texto não está sendo avaliado para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor". 

Não será aceita qualquer forma de plágio (Lei nº 9.610/1998), os trabalhos submetidos pelos autores a esta Revista devem ser originais e serão e verificados com softwares antiplágio, antes de serem enviados para avaliação. 

Caso seja identificado que o texto foi submetido ou publicado em outro periódico, ou qualquer forma de plágio ou autoplágio o texto será desconsiderado e a Equipe Editorial da REVEDUC entrará em contato com o autor informando seu arquivamento. 

É obrigação dos autores corrigirem ou apresentarem provas sobre a veracidade da pesquisa quando os próprios autores ou terceiros identificam erros e/ou imprecisões nos textos. 

Nos casos da participação de seres humanos na pesquisa deve ser enviado em Documentos Suplementares termo de consentimento em pesquisas comprovando que todos os procedimentos se realizaram em conformidade com leis e diretrizes institucionais ou do comitê adequado em avaliar. O direito à privacidade das pessoas e instituições deve ser garantido. Devem ser identificados no texto produtos, procedimentos ou equipamentos que possam vir a representar algum perigo para replicação da pesquisa.

É necessário que os autores declarem sua concordância com as normas da revista, confirmando a leitura das Diretrizes para Autores e Normas de Publicação. 

A REVEDUC adota procedimentos que evitam conflitos de interesses durante as etapas de avaliação dos artigos submetidos. Para assegurar a integridade da avaliação por pares cega, para submissões à revista, deve-se tomar todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade de autores e avaliadores durante o processo. Isto exige que autores, editores e avaliadores (passíveis de enviar documentos para o sistema, como parte do processo de avaliação) tomem algumas precauções com o texto e as propriedades do documento:

- Os autores devem enviar o manuscrito no template disponibilizado no site da Revista sem identificação;

- Os avaliadores devem seguir instruções disponibilizadas na ficha de avaliação para os pareceristas, retirando qualquer marca de sua identificação.

Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

A REVEDUC adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial".

Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.

Para mais informações, consultar: https://br.creativecommons.org/