Funções da gestão educacional: Planejamento, organização, direção e controle nas escolas municipais de Aquiraz-CE, Brasil

Autores

  • Marcos Antonio Martins Lima UFC
  • Ana Paula Vasconcelos de Oliveira Tahim Faculdade Católica Rainha do Sertão (FCRS)
  • José Cavalcante Arnaud Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Andréa Moura da Costa Souza Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • José Airton de Freitas Pontes Junior Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199992

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199992

O presente artigo tem por objetivo analisar as percepções dos diretores sobre as funções da Administração na prática da gestão educacional nas escolas públicas do município de Aquiraz no Ceará, Brasil. A pesquisa está apresentada dentro da estratégia metodológica dos quatro polos com apoio em De Bruyne, Herman e Schoutheete (1977), bem como, trata-se de um estudo exploratório e quantitativo. Para tanto, utilizou-se de um questionário como instrumento para coleta de dados. Desta forma, para a análise dos dados, foram utilizadas técnicas de estatística descritiva, teste T, Alfa de Cronbach e Correlação de Pearson com a utilização do programa Statistical Package for Social Sciences (SPSS) 20.0. Pode-se constatar que as médias dos resultados gerais deste estudo foram: o Controle com 88,48, a Organização com 85,71, o Planejamento com 84,71 e a Direção com 78,33. Observou-se que a consistência interna dos itens foi suficiente nas quatro funções estudadas, bem como também foram significativos os resultados dos testes T de Hotelling, além do coeficiente de correlação de Pearson. Nesse último, observou-se a estreita ligação entre as funções Controle - Planejamento (0,814) e Controle – Organização (0,765). Os resultados do estudo propõem-se a contribuir com o aprimoramento das ações de gestão educacional no que se refere às funções de direção e de planejamento nas escolas pesquisadas. 

Palavras-chave: Administração, Gestão educacional, Função administrativa.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcos Antonio Martins Lima, UFC

Doutorado em EDUCAÇÃO pela Universidade Federal do Ceará (2004), Mestrado em ADMINISTRAÇÃO pela Universidade Estadual do Ceará (2000) e graduação em CIÊNCIAS ECONÔMICAS pela Universidade Federal do Ceará (1993). Atualmente é Member of the Project Management Institute - PMI, Pensilvânia, EUA. Membro da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE) e da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). Avaliador capacitado do SINAES/INEP-MEC. Professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência nas áreas de Administração e Educação, com ênfase em Gestão, Avaliação Educacional e Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão, planejamento, recursos humanos, processos, avaliação educacional e institucional.

Ana Paula Vasconcelos de Oliveira Tahim, Faculdade Católica Rainha do Sertão (FCRS)

Professora e Assessora Pedagógica da Faculdade Católica Rainha do Sertão (FCRS),  Tutora da Universidade Aberta do Brasil/Universidade Federal do Ceará (UAB/UFC). Membro do Grupo de Pesquisa em Avaliação e Gestão Educacional (GPAGE). Mestre em Educação Brasileira (UFC), Especialista em Coordenação Pedagógica (FA7) e Pedagoga (UFC).

José Cavalcante Arnaud, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Consultor Educacional, Pedagogo (UECE), Especialista em Gerência e Marketing (UECE) e Mestre em Planejamento e Políticas Públicas (UECE), Membro do Grupo de Pesquisa em Avaliação e Gestão Educacional (GPAGE), Membro do Grupo de Pesquisa em Logística, Rede e Infraestrutura (LRI/UFC)

Andréa Moura da Costa Souza, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Membro do GPAGE e do Grupo de Pesquisa e Trabalho em Educação, Economia Global e Desenvolvimento Sustentável. Doutoranda em Educação, Mestre em Administração de Empresas (Université Nancy 2-França), Especialista em Gestão Estratégica  (UFC) e Bacharel em Filosofia e Administração de Empresas

José Airton de Freitas Pontes Junior, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Membro do Núcleo de Avaliação Educacional (NAVE/UFC) e pesquisador do Laboratório de Pesquisas, Avaliação e Medidas Psicopedagógicas (LabPAM/UFC). Bolsista de doutorado da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Downloads

Publicado

25-11-2014

Como Citar

LIMA, M. A. M.; TAHIM, A. P. V. de O.; ARNAUD, J. C.; SOUZA, A. M. da C.; PONTES JUNIOR, J. A. de F. Funções da gestão educacional: Planejamento, organização, direção e controle nas escolas municipais de Aquiraz-CE, Brasil. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 127–146, 2014. DOI: 10.14244/19827199992. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/992. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2014-03-10
##plugins.generic.dates.accepted## 2014-09-02
##plugins.generic.dates.published## 2014-11-25