Estágio supervisionado e prática docente: Sentidos das produções discursivas da ANPEd, BDTD e EPENN

Autores

  • Maria Julia Carvalho de Melo Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste
  • Lucinalva Ataíde Andrade de Almeida Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199990

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199990

Este artigo objetiva analisar os sentidos atribuídos ao estágio supervisionado e à prática docente nas produções discursivas da ANPEd, BDTD da UFPE, e EPENN, Brasil.  Esses sentidos são compreendidos como tendo um caráter dinâmico, sempre ressignificados historicamente e ocupando o lugar de disputas epistêmicas e políticas. Assim, o artigo inicia com a discussão sobre a relação teoria e prática historicamente construída na formação de professores; investe ainda no diálogo sobre os desafios do estágio; discorrendo com o debate a respeito da prática docente; além das próprias publicações que foram ao mesmo tempo referência teórica e análise. Como metodologia o artigo se filia à abordagem qualitativa, analisando as publicações científicas a partir da Análise do Discurso na perspectiva francesa. Dessa forma, os trabalhos publicados trazem o estágio como possibilidade de construção da práxis e de diálogo entre os diversos componentes curriculares. Além disso, o estágio articulado ao enunciado da reflexão se apresenta como lugar de ressignificação da prática docente. Identifica-se que os trabalhos ainda estabelecem vínculos entre a teoria da prática reflexiva e a teoria da práxis de cunho mais marxista. Sem embargo, as produções analisadas tanto de estágio quanto de prática docente se utilizam das duas concepções na tentativa de estabelecer a relação teoria e prática.

Palavras-chave: Estágio supervisionado, Prática docente, Sentidos.

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Biografia do Autor

Maria Julia Carvalho de Melo, Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste

Lucinalva Ataíde Andrade de Almeida, Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste

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Publicado

25-11-2014

Como Citar

MELO, M. J. C. de; ALMEIDA, L. A. A. de. Estágio supervisionado e prática docente: Sentidos das produções discursivas da ANPEd, BDTD e EPENN. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 34–51, 2014. DOI: 10.14244/19827199990. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/990. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos
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