A inclusão de estudantes indígenas no curso de enfermagem da UFMT – Sinop: alcances e desafios

Autores

  • Micnéias Tatiana de Souza Lacerda Botelho Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
  • Darci Secchi Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199973

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199973

No âmbito das universidades, novos desafios são postos, cotidianamente, com o intuito de superar as limitações que impedem a participação plena dos sujeitos. Nesse sentido, a inclusão de estudantes indígenas nos cursos superiores caracteriza uma realidade emblemática e desafiadora. O artigo discute como os acadêmicos indígenas e os professores que participam do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), no campus de Sinop, Brasil, percebem o Programa de Inclusão Indígena (Proind) lá implantado. Trata-se, portanto, de um estudo exploratório, interpretativo e descritivo. Participaram do estudo quatro acadêmicos indígenas e seis professores do curso. A coleta de dados deu-se por meio da técnica de entrevista utilizando um roteiro semiestruturado. A percepção dos discentes priorizou as questões operacionais e pragmáticas, uma vez que os aspectos políticos e a percepção crítica aparecem apenas subjacentes. Nos seus depoimentos, o acesso aos cursos superiores foi percebido como uma iniciativa do governo federal, disponibilizada aos indígenas, e não como um direito, uma conquista ou uma medida mitigatória. Para os docentes, a questão das políticas afirmativas despertou certa inquietação, quer por não desejarem se manifestar contrariamente a elas, quer por não encontrarem argumentos adequados para combatê-las ou defendê-las. O ingresso formal e a presença cotidiana de indígenas nos espaços universitários, quando analisados por lentes mais cuidadosas, revelam uma nova forma de exclusão, ora explícita, ora dissimulada, especialmente nas salas de aula e nos espaços de socialização. Como se verá no texto, ainda há muito a ser feito e construído no sentido de universalizar efetivamente a oferta da educação superior de qualidade para os povos indígenas.

Palavras-chave: Acadêmicos Indígenas, Inclusão, Enfermagem.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Micnéias Tatiana de Souza Lacerda Botelho, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Possui Bacharelado em Enfermagem pela Universidade de Marília - UNIMAR (2007). Especialização em Controle de Infecção Hospitalar pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2009). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2013), Campus Universitário de Cuiabá e professora efetiva da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário de Sinop. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Clínica, SAE, Processo de Enfermagem, Diagnóstico de Enfermagem, Formação de enfermeiros Indígenas e Saúde Indígena.

Darci Secchi, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1984), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (1993) e Doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Atualmente é professor adjunto III da Universidade Federal de Mato Grosso. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, nível Mestrado. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Escolar Indígena, atuando principalmente nos seguintes temas: educação escolar indígena, educação, política pública, educação e diversidade e professores indígenas. É tutor do grupo PET-Educação.

Downloads

Publicado

24-05-2015

Como Citar

BOTELHO, M. T. de S. L.; SECCHI, D. A inclusão de estudantes indígenas no curso de enfermagem da UFMT – Sinop: alcances e desafios. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 27–47, 2015. DOI: 10.14244/19827199973. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/973. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2014-02-18
##plugins.generic.dates.accepted## 2014-11-18
##plugins.generic.dates.published## 2015-05-24