Gestão escolar e avaliação externa: Experiências de escolas da Rede Municipal de São Paulo

Autores

  • Cristiane Machado Universidade do Vale do Sapucaí - Univás - MG
  • Pâmela Félix Freitas USP

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199919

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199919

A centralidade adquirida pela avaliação externa nas últimas décadas fez emergir questionamentos sobre suas implicações para o cotidiano escolar, algumas das quais se pretende evidenciar neste trabalho que tem origem em pesquisa de mestrado em andamento realizada em quatro escolas Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Objetiva-se explorar e analisar as possíveis formas de apropriação dos resultados gerados por essas avaliações pelas equipes gestoras nas escolas. Inicialmente, busca-se pontuar elementos para conceituar as atribuições da gestão escolar e compreender a trajetória da avaliação externa na educação básica e fornecer informações sobre a metodologia utilizada. Em seguida, apresenta os dados coletados nas entrevistas realizadas em campo e descreve experiências, concepções e resistências das equipes gestoras sobre avaliações externas. Conclui que, dentro das escolas, da perspectiva das equipes gestoras, há um tensionamento entre as potencialidades e limites que a avaliação externa tem em contribuir com a melhoria da qualidade do ensino.


Palavras-chave: Gestão escolar, Avaliação externa, Escolas públicas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cristiane Machado, Universidade do Vale do Sapucaí - Univás - MG

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2003), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e Graduada em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1991). Possui experiência Docente no Ensino Fundamental, Médio, Formação de Professores nos níveis Médio e Superior, Graduação e Pós-graduação e na Gestão Educacional de Sistemas Públicos. É Docente do Mestrado em Educação da Universidade do Vale do Sapucaí - Univás, em Pouso Alegre - MG. Desenvolve pesquisas relacionadas aos temas Política Educacional, Avaliação Educacional, Gestão Educacional e Escolar e Formação Docente. Participa do Gepave (Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional) na Faculdade de Educação da USP e coordena o Gepaq (Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Docente, Avaliação e Qualidade) da Univás.

Pâmela Félix Freitas, USP

Mestranda em Educação na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Faz parte do Gepave – Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

25-11-2014

Como Citar

MACHADO, C.; FREITAS, P. F. Gestão escolar e avaliação externa: Experiências de escolas da Rede Municipal de São Paulo. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 113–126, 2014. DOI: 10.14244/19827199919. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/919. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2013-10-17
##plugins.generic.dates.accepted## 2014-08-25
##plugins.generic.dates.published## 2014-11-25