Vida e construção do conhecimento na Pedagogia da Alternância

Autores

  • Milene Francisca Coelho Sobreira Universidade Federal de Viçosa
  • Lourdes Helena da Silva UFVi

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199915

Resumo

DOI:http://dx.doi.org/10.14244/19827199915

 

A Pedagogia da Alternância tem se destacado nas últimas décadas no Brasil, principalmente no interior do movimento de Educação do Campo. Apesar de sua importância e seu uso em expansão, ainda são escassas as pesquisas que enfocam a temática da construção do conhecimento na dinâmica pedagógica da alternância. É, neste contexto, que o presente trabalho tem, como objetivo, iniciar uma discussão sobre a centralidade da vida na Pedagogia da Alternância e como esta centralidade reflete num modo novo de compreensão do processo de construção do conhecimento. Na operacionalização deste propósito, realizamos um resgate histórico da origem e da expansão da Pedagogia da Alternância, destacando em sua gênese e, principalmente, nas experiências brasileiras de formação por alternância, a dinâmica como com a qual o conhecimento vem sendo proposto nessa prática pedagógica. Nossas análises indicam que a realidade e a vida são elementos desencadeadores na constituição da Pedagogia da Alternância e de sua forma de compreensão do processo de construção do conhecimento. Particularmente na sociedade brasileira, o diálogo das experiências de formação por alternância com os ideais pedagógicos de Paulo Freire e do movimento da Educação do Campo tem gerado inúmeras e diferentes experiências educativas que, como elemento comum, assumem uma perspectiva de que o conhecimento deve ser construído a partir da vida, na relação dialética entre ação e reflexão.

Palavras-chave: Educação do campo, Alternância, Processos educativos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Milene Francisca Coelho Sobreira, Universidade Federal de Viçosa

Professora da Faculdade de Venda Nova do Imigrante (FAVENI) Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de São João Del-Rei, especialização em educação pela Universidade Federal de Lavras e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Viçosa.

Lourdes Helena da Silva, UFVi

Professora do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa. Possuí pós-doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa. Pesquisadora Associada do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade-Educação, da Fundação Carlos Chagas; Bolsista do Programa Pesquisador Mineiro da FAPEMIG e Bolsista Produtividade do CNPq.

Downloads

Publicado

20-08-2014

Como Citar

SOBREIRA, M. F. C.; SILVA, L. H. da. Vida e construção do conhecimento na Pedagogia da Alternância. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 212–227, 2014. DOI: 10.14244/19827199915. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/915. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2013-10-14
##plugins.generic.dates.accepted## 2014-06-09
##plugins.generic.dates.published## 2014-08-20