Política e Avaliação educacional: aproximações

Autores

  • Regiane Helena Bertagna Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - IB/Rio Claro
  • Liliane Ribeiro de Mello Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - IB/Rio Claro
  • Amanda Polato Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - IB/Rio Claro

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199904

Resumo

DOI:http://dx.doi.org/10.14244/19827199904

Este artigo procura trazer reflexões sobre as possíveis relações entre a política e a avaliação educacional por meio do resgate do percurso das políticas educacionais e de seu contexto histórico, principalmente após a década de 1990. Considerando-se a centralidade da avaliação nas políticas atuais, torna-se importante compreender alguns marcos teóricos e conceituais que possibilitem refletir sobre a avaliação, pois  se reconhece a importância do conhecimento dessa área para professores, gestores, profissionais da educação, visando à melhoria das práticas avaliativas e educacionais, uma vez que tais ideias, em nível macro, tendem a se constituir e se materializar na realidade escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com uso de levantamento bibliográfico e documental como procedimento metodológico. Sabe-se que o campo de pesquisa da Educação tem reivindicado uma educação mais democrática; no entanto, as práticas avaliativas podem estar em contradição com essa proposta, o que remete à necessidade da compreensão da sua importância no processo educacional, bem como das bases teóricas que apontam para a avaliação educacional relacionada com uma prática social crítica/transformadora.

Palavras-chave: Política educacional, Avaliação educacional, Práticas avaliativas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Regiane Helena Bertagna, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - IB/Rio Claro

Professora Doutora da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Biociências, campus Rio Claro, Departamento de Educação,. Vice-coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Política Educacional, seção Rio Claro.

Liliane Ribeiro de Mello, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - IB/Rio Claro

Pedagoga pela Unesp/IB-Rio Claro e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma instituição. Área de avaliação e políticas educacionais. Integrante do GREPPE, seção Rio Claro.

Amanda Polato, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - IB/Rio Claro

Geógrafa, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus Rio Claro. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Política Educacional, seção Rio Claro.

Downloads

Publicado

20-08-2014

Como Citar

BERTAGNA, R. H.; MELLO, L. R. de; POLATO, A. Política e Avaliação educacional: aproximações. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 244–261, 2014. DOI: 10.14244/19827199904. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/904. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2013-09-19
##plugins.generic.dates.accepted## 2014-06-06
##plugins.generic.dates.published## 2014-08-20