Ciências, infância e alfabetização: Provocações para pensar a aprendizagem como ampliação da palavramundo

Autores

  • Tiago Ribeiro Instituto Nacional de Educação de Surdos
  • Celso Sánchez Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Tamíris de Lima Pereira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199858

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199858

Este texto traz reflexões engendradas a partir de uma pesquisa longitudinal realizada no cotidiano de uma escola pública carioca, nos anos de 2009 e 2010, período em que acompanhamos a prática de uma mesma professora com um grupo de crianças durante seu processo de alfabetização (1º e 2º anos de escolaridade). No diálogo com experiências vivenciadas na cotidianidade escolar, registrada por meio de caderno de campo e fotografias, tecemos considerações sobre possíveis diálogos entre a alfabetização e o ensino de ciências para crianças, sublinhando aspectos do aprender/ensinar ciências como um direito destas. Consideramos desafios e possibilidades colocados a essa provocação tendo em vista o atual cenário educacional e concepções pedagógicas vigentes. Por fim, defendemos um ensino de ciências e uma alfabetização como processos centrados no dialogismo e na ampliação da leitura da palavramundo freireana, com o respaldo de experiências vividas na ação investigativa desenvolvida. Assim, por meio de uma investigação do e no cotidiano, refletimos sobre a possibilidade da aproximação entre o ensino de ciências e a alfabetização, acreditando que este diálogo pode resultar em um rico processo de aprender e ensinar a ler e a escrever.

Palavras-chave: Ensino de ciências, Alfabetização, Dialogismo, Cotidiano escolar.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Tiago Ribeiro, Instituto Nacional de Educação de Surdos

Mestre emEducação/ UNIRIO.

Professor do Colégio de Aplicação do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (Cap/ISERJ)

Integrante da Rede de Formação Docente: Narrativas & Experiências e do Grupo de Pesquisa: Práticas Educativas e Formação de Professores (GPPF)

Celso Sánchez, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Professor do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGEDu/UNIRIO)

Tamíris de Lima Pereira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Pedagoga pela UNIRIO.

Professora da rede particular/ Rio de Janeiro.

Integrante da Rede de Formação Docente: Narrativas e Experiências (Rede Formad)

Downloads

Publicado

25-11-2014

Como Citar

RIBEIRO, T.; SÁNCHEZ, C.; PEREIRA, T. de L. Ciências, infância e alfabetização: Provocações para pensar a aprendizagem como ampliação da palavramundo. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 96–112, 2014. DOI: 10.14244/19827199858. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/858. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2013-08-31
##plugins.generic.dates.accepted## 2014-07-23
##plugins.generic.dates.published## 2014-11-25