A pedagogia em foco: Estudo bibliográfico sobre formação inicial, desenvolvimento profissional e professores iniciantes

Autores

  • Lilian Auxiliadora Maciel Cardoso UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
  • Paula Peclat de Oliveira dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso
  • Neuza Maria Ribeiro da Costa Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199838

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199838

O trabalho constitui-se em uma discussão sobre os resultados de uma pesquisa bibliográfica, realizada nos anais das reuniões anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd e no banco de teses e dissertações do Portal Domínio Público. Nesta pesquisa o objetivo foi levantar dados pertinentes à formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental nos últimos anos. Concebendo a formação de professores como um contínuo de desenvolvimento, no qual a formação inicial e as primeiras experiências docentes constituem fases da carreira que se interligam no processo de desenvolvimento profissional, elegemos como descritores: formação inicial, desenvolvimento profissional e professores iniciantes. Os resultados apontam um conjunto de autores tomados como referência para discutir a formação de professores e a variação dos temas. No entanto, percebemos uma tímida exploração dos aspectos ligados ao desenvolvimento profissional e aos professores iniciantes. Também constatamos que o número de trabalhos que abordam a formação inicial, embora mais numerosos, ainda é insuficiente quando observamos a variedade de temáticas que envolvem essa etapa da formação. Os estudos considerados reiteram a necessidade de revisão da formação inicial, a interferência de diferentes fatores no desenvolvimento profissional e a importância de programas de apoio a professores iniciantes.

Palavras-chave: Pesquisa bibliográfica, Formação inicial, Desenvolvimento profissional, Professores iniciantes.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lilian Auxiliadora Maciel Cardoso, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

Professora do Departamento de Ensino e Organização Escolar, área de didática, do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (IE/UFMT). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação  em Educação do IE/UFMT, vem desenvolvendo pesquisa sobre formação de professores no Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Formação Docente: Educação Infantil, Fundamental e Superior. Coordenou um grupo de iniciação docente do PIBID/UFMT - área de Pedagogia.

Paula Peclat de Oliveira dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso

Aluna do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso, campus de Cuiabá,  foi bolsista de iniciação científica PIBIC/IE/UFMT. Participou do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Formação Docente: Educação Infantil, Fundamental e Superior, coordenado pela Profa Dra Filomena M. de Arruda Monteiro.

Neuza Maria Ribeiro da Costa, Universidade Federal de Mato Grosso

Pedagoga formada pela Universidade Federal de Mato Grosso, ex-bolsista PIBIC/IE/UFMT e participante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Formação Docente: Educação Infantil, Fundamental e Superior, coordenado pela Profa Dra Filomena M. de Arruda Monteiro.

Downloads

Publicado

25-11-2014

Como Citar

CARDOSO, L. A. M.; SANTOS, P. P. de O. dos; COSTA, N. M. R. da. A pedagogia em foco: Estudo bibliográfico sobre formação inicial, desenvolvimento profissional e professores iniciantes. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 52–67, 2014. DOI: 10.14244/19827199838. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/838. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2013-06-18
##plugins.generic.dates.accepted## 2014-07-22
##plugins.generic.dates.published## 2014-11-25