O PRINCÍPIO FORMATIVO DO APRENDER FAZENDO NO PROGRAMA DE OFICINAS-ESCOLA

Autores

  • Rocío Serrano Cañas Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199805

Resumo

Neste trabalho, apresentamos uma análise da proposta formativa do programa de Oficinas-Escola, baseada no principio patrimonial de aprender fazendo. O objetivo é compreender as implicações linguísticas e pedagógicas que o mencionado princípio apresenta, em contraste com o modelo padrão de ensino em sala de aula. Partiremos do caso específico da Oficina-Escola de Revitalização de Patrimônio Histórico de João Pessoa (Paraíba/Brasil), com o intuito de realizar um relato reflexivo e crítico, no qual sejam recolhidos os traços linguísticos e pedagógicos do princípio do aprender fazendo. A realidade das Oficinas-Escola visibiliza os movimentos homogeneizantes e excludentes do modelo educativo padrão, fundamentado no domínio de conteúdos abstratos e no método de ensino, ao passo que responde com um antigo princípio formativo, aquele que caracteriza a transmissão de um ofício partindo do respeito às capacidades e habilidades corporais de cada jovem, da intensificação do relacionamento humano e dos referentes comunitários no uso da língua. Finalmente, situamos a análise em uma perspectiva histórica, através do pensamento de dois autores espanhóis do período moderno, o médico filósofo Juan Huarte de San Juan e o pensador Juan de Valdés, os quais adiantaram, já no século XVI, a problemática linguística e pedagógica identificada na atividade formativa e na realidade dos alunos das Oficinas-Escola.

Palavras-chave: ofício; inteligência natural; língua viva; integração.


DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199805

 

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Publicado

14-11-2013

Como Citar

SERRANO CAÑAS, R. O PRINCÍPIO FORMATIVO DO APRENDER FAZENDO NO PROGRAMA DE OFICINAS-ESCOLA. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 110–128, 2013. DOI: 10.14244/19827199805. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/805. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos
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