Comunidade surda e Língua Brasileira de Sinais nos relatos de uma professora surda

Autores

  • Saionara Figueiredo Santos Universidade Federal do Rio Grande
  • Susana Inês Molon Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199800

Resumo

DOI:http://dx.doi.org/10.14244/19827199800

O trabalho que apresentamos é parte de um projeto de pesquisa qualitativa mais amplo – uma Dissertação de Mestrado intitulada “Educação Ambiental: recursos imagéticos na produção de significação de um sujeito surdo” –, que foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Brasil. Neste artigo, apresentamos o posicionamento de uma professora surda do Rio Grande do Sul no que se refere à construção da sua identidade surda, considerando o papel fundamental da comunidade surda e da língua materna de um surdo sinalizado – a Língua Brasileira de Sinais (Libras). O presente trabalho fundamenta-se teórica e metodologicamente na abordagem sócio-histórica. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com uma professora surda, além do uso de recursos imagéticos, que possibilitaram o surgimento de narrativas de vida do sujeito pesquisado. Para a análise de dados, foi empregada a técnica da análise de conteúdo, cuja categoria, objeto do presente artigo, refere-se à Comunidade Surda que usa a Libras (Língua Brasileira de Sinais). As narrativas demonstraram a importância que a comunidade surda assume para os surdos, bem como a apreensão de sua língua, a Língua Brasileira de Sinais, ressaltando as conquistas legais e os desafios enfrentados para o reconhecimento e a valorização dessa língua no nosso país, tanto nas escolas regulares e inclusivas quanto no Ensino Superior. Além disso, a comunidade surda configura-se como um espaço e como um lugar de pertencimento, a partir de onde os surdos podem mostrar e valorizar sua identidade surda, suas histórias, exaltando sua diferença cultural.

Palavras-chave:
Comunidade surda, Libras, Identidade, Abordagem sócio-histórica.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Saionara Figueiredo Santos, Universidade Federal do Rio Grande

Mestre em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Professora, tradutora e intérprete de Libras.

Susana Inês Molon, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Psicologia Social, Pós-doutorado em Educação, Professora Associada do Instituto de Ciências Humanas e da Informação e do Programa de pós-graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande- FURG.

Downloads

Publicado

20-08-2014

Como Citar

SANTOS, S. F.; MOLON, S. I. Comunidade surda e Língua Brasileira de Sinais nos relatos de uma professora surda. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 304–320, 2014. DOI: 10.14244/19827199800. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/800. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2013-04-12
##plugins.generic.dates.accepted## 2013-12-16
##plugins.generic.dates.published## 2014-08-20