INCLUSÃO DE ALUNOS COM SURDEZ NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • Tássia Pereira Alves Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Zenilda Nogueira Sales Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Ramon Missias Moreira
  • Leonardo de Carvalho Duarte
  • Edvaldo Souza Couto Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.14244/%2519827199790

Resumo

A educação inclusiva é um processo social que vem se desenvolvendo em todo o mundo e direciona os pensamentos para a reflexão sobre a educação e o papel da escola nos tempos atuais. Este estudo objetivou apreender as representações de alunos com surdez sobre sua inclusão nas aulas de Educação Física Escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo descritiva-exploratória e analítica, realizada em duas escolas públicas de um município do interior da Bahia, Brasil. Participaram da entrevista semiestruturada 8 alunos com surdez, sendo que a mesma foi aplicada mediante a presença de um intérprete da Língua de Sinais Brasileira (Libras). Os dados foram organizados, tratados, e analisados à luz da técnica de análise de conteúdo, sendo selecionados elementos como palavras e frases dotadas de significados, em seguida codificação das unidades de registro. Nesse sentido, a partir da análise dos conteúdos manifestos, emergiram 4 categorias: aprendizado durante as aulas de Educação Física; atendimento às necessidades nas aulas de Educação Física; estratégias inclusivas utilizadas nas aulas de Educação Física; e sugestões para modificações nas aulas de Educação Física. Foi relatado pela maioria dos informantes que seus professores eram preocupados com o aprendizado deles, e em contrapartida, identificou-se que a prática pedagógica de outros docentes não considerava as necessidades educacionais de seus alunos com surdez. Portanto, espera-se que esse estudo possa contribuir com o modus operandi na perspectiva da educação inclusiva e para novas reflexões sobre essa temática.

Palavras-chave: Percepção Social; Inclusão; Surdos; Educação Física.


DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199790

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Tássia Pereira Alves, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Pesquisadora da linha de pesquisa em Educação Inclusiva do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Física, Esportes e Lazer-NEPEEL/CnPq/UESB.

Zenilda Nogueira Sales, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Pós Doutora em educação e Diversidade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Professora Titular da Graduação e do Mestrado em Enfermagem e Saúde da UESB, Pesquisadora do Grupo de pesquisa sobre Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais-GEINE/CnPq/UFBA.

Ramon Missias Moreira

Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Saúde Pública pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem e Saúde-PPGES/UESB. Especialista em Atividade Física, Educação e Saúde para Grupos Especiais pela Faculdade da Cidade do Salvador. Docente do Curso de Educação Física da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. .

Leonardo de Carvalho Duarte

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor do Curso de Educação Física da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Pesquisador da linha de pesquisa em Educação Inclusiva do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Física, Esportes e Lazer-NEPEEL/CnPq/UESB

Edvaldo Souza Couto, Universidade Federal da Bahia

Pós Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor da Graduação e do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Federal da Bahia. Líder do Grupo Estética e Filosofia Contemporâneas-GEFC/CnPq/UFBA.

Downloads

Publicado

14-11-2013

Como Citar

ALVES, T. P.; SALES, Z. N.; MISSIAS MOREIRA, R.; DUARTE, L. de C.; COUTO, E. S. INCLUSÃO DE ALUNOS COM SURDEZ NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 192–204, 2013. DOI: 10.14244/%19827199790. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/790. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2013-03-12
##plugins.generic.dates.accepted## 2013-09-19
##plugins.generic.dates.published## 2013-11-14

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)