Ensino da oralidade em Língua Estrangeira na EaD através de programas de comunicação síncrona

Autores

  • Gustavo Lopez Estivalet Université Claude Bernard Lyon 1
  • Josias Ricardo Hack Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199784

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199784

A partir do grande crescimento dos cursos de línguas estrangeiras (LE) na educação a distância (EaD), as tecnologias de informação e comunicação (TIC) passaram a desempenhar um papel fundamental nos processos de ensino e aprendizagem da oralidade em LE. Logo, os programas de comunicação síncrona, como MSN, GoogleTalk, Skype, Voip, Dim-Dim, VZO Chat, Facebook, entre outros, tornaram-se ferramentas essenciais na interação entre alunos e professores no desenvolvimento dessa habilidade. Este artigo realiza a) uma breve revisão teórica da utilização desses programas no ensino da oralidade em LE, b) avalia a utilização dos mesmos no curso de graduação em Letras – Licenciatura em Língua Inglesa, modalidade a distância, da UFSC e c) discute a utilização desses programas no ensino de LE na EaD. A metodologia contou com 1) a observação da utilização desses programas no curso, 2) um questionário respondido pelos alunos e 3) entrevistas com os professores. Observou-se que a maioria das situações de utilização desses programas é avaliativa e que há uma demanda dos alunos para uma maior interação em LE a partir desses instrumentos de forma didática. Logo, para o desenvolvimento da oralidade em LE na EaD, é necessária uma prática docente efetiva através dos programas de comunicação síncrona assim como o desenvolvimento da autonomia dos atores envolvidos nesse processo de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave: Ensino de línguas estrangeiras, Produção oral em língua estrangeira, Educação a distância.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gustavo Lopez Estivalet, Université Claude Bernard Lyon 1

Doutorando pelo Conselho National de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na Université Claude Bernard Lyon 1 (UCBL), no Laboratoire sur le Langage, le Cerveau et la Cognition (L2C2). Possui mestrado (2012) pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na area de Linguistica Aplicada com pesquisa sobre a aquisição de linguagem da produção oral em língua estrangeira na Educação à Distância - EAD. É graduado em Letras - Língua Francesa e Literaturas, habilitação em licenciatura e habilitação em bacharelado, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem interesse em linguística, psicolinguística, ciências da cognição e educação à distância. Também é formado em Técnico em Eletrônica com experiência na área de Ciências da Computação, com ênfase em Linguagens de Programação.

Josias Ricardo Hack, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professor na graduação e pós-graduação da UFSC. Especialista em Formação de Professores na EAD pela UFPR e doutor em Comunicação Social pela UMESP. Realizou dois estágios de pós-doutorado: polo CETAC.MEDIA na Universidade de Aveiro, Portugal; ICAn na Nottingham Trent University, Inglaterra. Interesse em múltiplas tecnologias, educação, EAD e processos comunicacionais.

Downloads

Publicado

25-11-2014

Como Citar

ESTIVALET, G. L.; HACK, J. R. Ensino da oralidade em Língua Estrangeira na EaD através de programas de comunicação síncrona. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 164–181, 2014. DOI: 10.14244/19827199784. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/784. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2013-02-22
##plugins.generic.dates.accepted## 2014-07-15
##plugins.generic.dates.published## 2014-11-25