Impressões sobre a escola e o abandono escolar de adolescentes com quem a lei entra em conflito

Autores

  • Letícia Fraga Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Vinícius Oliveira Costa UEPG/UFPR

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199781

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199781

Considerando-se o forte impacto que as crenças exercem em nosso comportamento e em nossas ações, e a existência de uma inter-relação entre crenças, práticas escolares e posicionamentos dos sujeitos nessas práticas (BARCELOS, 2011; 2006), este trabalho investigou as crenças e as experiências escolares que adolescentes em conflito com a lei trazem de sua vida pré-internação. O referencial teórico que embasa nossa pesquisa é formado por Barcelos (2006; 2011), Charlot (1996), Dubet (2002; 2008) e Moita Lopes (2002), entre outros. Metodologicamente, nosso estudo tem perspectiva qualitativa, utilizando-nos de elementos da pesquisa etnográfica no Centro de Socioeducação de Ponta Grossa, Brasil, em que contamos com a participação de 40 adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em privação de liberdade A análise dos dados levantados revelou que ir à escola não foi uma experiência positiva para os internos. Ao contrário, pois na escola eles vivenciaram situações de preconceito e exclusão, o que acabou por contribuir para o olhar que o adolescente lança em relação à instituição escolar. Para os jovens participantes da pesquisa, a instituição como um todo acabou tornando-se uma forte barreira na continuação de suas vidas escolares, de modo que é responsável, em grande parte, pelo fracasso desses jovens. Os resultados de nosso estudo, portanto, apontaram a importância de a escola repensar estratégias para um melhor atendimento ao referido público, repensando também o seu papel enquanto instituição formadora de valores, princípios e bases de conhecimentos.

Palavras-chave: Crenças e experiências escolares, Adolescentes em conflito com a lei, Ensino- aprendizagem, Privação de liberdade.

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Publicado

20-08-2014

Como Citar

FRAGA, L.; COSTA, V. O. Impressões sobre a escola e o abandono escolar de adolescentes com quem a lei entra em conflito. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 81–100, 2014. DOI: 10.14244/19827199781. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/781. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos
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