RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: POSSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

  • Débora Santos de Andrade Dutra IFES -Instituto Federal do Espirito Santo- Campus Vila Velha/ UVV -Universidade Vila Velha
  • Marger da Conceição Ventura Viana Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199760

Resumo

O presente artigo traz um estudo da utilização da metodologia da Resolução de Problemas em ambientes virtuais de aprendizagem, com o objetivo de investigar que contribuições esta pode trazer para alunos da Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Brasil, na Educação a Distância (EAD). A pesquisa, realizada em 2010, teve a participação de alunos do curso e da modalidade mencionados, matriculados na disciplina Seminário III - Resolução e formulação de problemas como abordagem metodológica para o ensino da Matemática, em Polos de Apoio Presencial do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade. Os instrumentos de coleta de dados foram os fóruns de resolução de problemas na Plataforma Moodle, questionários e chats.  Os dados coletados foram organizados e analisados segundo sua natureza e a literatura consultada.  A pesquisa mostrou resultados positivos. A partir das interações analisadas e dos depoimentos dos estudantes, observou-se que a proposta de trabalho proporcionou a aprendizagem de conteúdos específicos de Matemática. Levou-os a perceber a importância de resolver problemas, incentivando a postura crítica, sem a utilização de processos mecânicos e memorizados.  Além disso, permitiu que os alunos refletissem sobre sua prática profissional.

Palavras-chave: Resolução de Problemas; Ensino e Aprendizagem de Matemática; Educação a Distância; Formação Inicial de Professores.

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199760

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Débora Santos de Andrade Dutra, IFES -Instituto Federal do Espirito Santo- Campus Vila Velha/ UVV -Universidade Vila Velha

Licenciada em Matemática (2001) e Física (2009) - Universidade Federal do Espirito Santo (UFES);

Mestre em Educação Matemática – Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Atualmente é professora da Universidade Vila Velha onde ministra as disciplinas: Introdução ao cálculo, Geometria Analítica e Cálculo I.

Atua como Técnico em Assuntos Educacionais do Instituto Federal do Espirito Santo – Campus Vila Velha, desenvolvendo trabalhos de cunho pedagógico na Coordenação Geral Acadêmica do Campus. Atualmente, é responsável, junto à Direção de Ensino, pela implantação do Núcleo de Projetos e Tecnologias Educacionais do Campus.

Marger da Conceição Ventura Viana, Universidade Federal de Ouro Preto

Obteve o título de Mestre em Matemática pela Universidade de Brasília onde iniciou sua carreira na docência em 1978, no Departamento de Matemática. Depois, obteve o Doutoramento em Ciências Pedagógicas no Instituto Central de Ciencias Pedagógicas/Cuba, em convênio com a UFOP e o MEC, tendo defendido sua tese na área de Currículos para Formação de Professores de Matemática. Como professora do Departamento de Matemática da UFOP, tem atuado desde 1980 no ensino de graduação e pós-graduação. Foi nomeada Coordenadora de Administração Acadêmica da UFOP, Vice-Diretora do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD), Presidente do Colegiado de Curso de Matemática e coordenadora do Curso de Especialização em Educação Matemática. Eleita Vice - Diretora do CEAD, tomou posse em 17 de setembro de 2007. Foi reeleita para o cargo tendo tomado posse no dia 6 de outubro de 2011. Foi fundadora, vice-diretora e participou da diretoria regional da SBEM / MG. Pesquisadora em Educação Matemática, elaborou o primeiro currículo do Curso de Matemática da UFOP. Entre outras atividades, tem apresentado trabalhos em congressos nacionais e internacionais, nas áreas de Currículos para Formação de Professores de Matemática , História da Matemática , "Resolução de Problemas" e "Avaliação", nas quais tem orientado pesquisas de iniciação científica, monografias de graduação e pós-graduação e dissertações no Mestrado Profissional em Educação Matemática da UFOP. Atualmente tem se dedicado também ao estudo da utilização do cinema na sala de aula, e pesquisado sobre o Movimento da Matemática Moderna em Minas Gerais

Downloads

Publicado

29-11-2013

Como Citar

DUTRA, D. S. de A.; VIANA, M. da C. V. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: POSSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 241–262, 2013. DOI: 10.14244/19827199760. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/760. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2013-01-31
##plugins.generic.dates.accepted## 2013-09-15
##plugins.generic.dates.published## 2013-11-29