APROPRIAÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E EM REDE POR PROFESSORES: experiências nas escolas estaduais do Ceará, Brasil

Autores

  • Adriana Rocha Bruno UFJF
  • Luciano Nery Ferreira Filho Secretaria da Educação do Estado do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199750

Resumo

O fortalecimento e implantação das tecnologias da informação e comunicação (TIC) é hoje um dos grandes investimentos públicos da Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Diante de um cenário social mediado pela cultura digital, cibercultural, que exige dos profissionais do magistério novos olhares sobre seu fazer pedagógico e principalmente o devido conhecimento na utilização de recursos digitais e em rede, infelizmente ainda há em nosso país um significativo contingente de profissionais à margem desse processo. O presente artigo, fruto de uma pesquisa realizada em 2012, investigou a situação do professorado e da gestão escolar das escolas públicas da rede estadual de Fortaleza, Ceará, Brasil, em relação ao conhecimento que possuem sobre TIC e sobre a utilização dessas tecnologias, a partir de uma perspectiva de mudança de paradigma educacional. Essa investigação foi realizada em duas escolas da rede pública estadual do Ceará, as maiores em número de alunos da capital cearense, e com resultados diferentes no Sistema Permanente de Avaliação da Educação do Ceará (SPAECE). Tal pesquisa se desenvolveu por meio de dois movimentos - apresentados neste texto: 1) produção e 2) proposição. No primeiro são oferecidas pistas sobre o apoio dado pela gestão escolar à inserção das TIC na rotina escolar, à habilidade técnica dos profissionais da escola no manuseio desses equipamentos e do quanto e de que forma as TIC são usadas como recursos pedagógicos. No segundo movimento, destacam-se caminhos e proposições de ações integradas, que provoquem um redimensionamento da gestão escolar e do fazer pedagógico na transformação dos processos de ensino e de aprendizagem.

Palavras-chave: Tecnologias da informação e comunicação na Educação; Fazer Pedagógico; Gestão Escolar.

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199750

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Publicado

29-11-2013

Como Citar

BRUNO, A. R.; FERREIRA FILHO, L. N. APROPRIAÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E EM REDE POR PROFESSORES: experiências nas escolas estaduais do Ceará, Brasil. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 133–152, 2013. DOI: 10.14244/19827199750. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/750. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos
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