JOVENS E ADULTOS EM PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS

Autores

  • Bianca Maria Santana de Brito Fundação Armando Álvares Penteado

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199699

Resumo

As tecnologias digitais compõem um cenário de mudanças em diversas esferas da sociedade. O objetivo deste trabalho foi investigar a presença de tais tecnologias na EJA (educação de jovens e adultos), por meio dos usos que estudantes dizem fazer dessas tecnologias e as possíveis relações desses usos com o processo de escolarização e as aprendizagens que vivenciam. Foram aplicados trinta questionários a jovens e adultos matriculados em salas de EJA de escolas públicas da região da Freguesia do Ó e Brasilândia, na zona noroeste de São Paulo, Brasil, e foram realizadas entrevistas de profundidade com cinco dos sujeitos que responderam aos questionários. Os resultados indicam que a maior parte dos sujeitos utiliza as tecnologias digitais fora das escolas para se comunicarem, para se divertirem e aprenderem sobre temas relacionados a projetos pessoais e conteúdos culturais de seu interesse. Também é possível afirmar que a apropriação das tecnologias, explorando suas diversas possibilidades para a realização de projetos individuais ou coletivos, depende de saberes prévios aprendidos na escola. Sem estarem alfabetizados, por exemplo, a capacidade de navegação pela rede fica comprometida, e quanto mais escolarizados, mais os sujeitos da EJA se apropriam das tecnologias digitais. A partir das análises destes resultados são desenhadas recomendações de como os projetos de EJA, as escolas e as políticas públicas podem contribuir para a ampliação dos usos das tecnologias digitais, e para que estes usos auxiliem nos processos de aprendizagem ao longo da vida dos sujeitos da EJA.

Palavras-chave: educação de jovens e adultos; tecnologia educacional; aprendizagem ao longo da vida.

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199699

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Bianca Maria Santana de Brito, Fundação Armando Álvares Penteado

Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (FE-USP). Membro-fundadora da Casa da Cultura Digital, coordenadora do projeto Recursos Educacionais Abertos Brasil. Foi consultora na área de Cultura Digital do Ministério da Cultura; coordenadora de tecnologias educacionais no Colégio Visconde de Porto Seguro e professora na educação de jovens e adultos do projeto Ilha de Vera Cruz. Co-autora do livro Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas e políticas publicadas, publicado pela Editora da Universidade Federal da Bahia e a Casa da Cultura Digital.

Downloads

Publicado

14-11-2013

Como Citar

BRITO, B. M. S. de. JOVENS E ADULTOS EM PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 23–38, 2013. DOI: 10.14244/19827199699. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/699. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2013-01-18
##plugins.generic.dates.accepted## 2013-10-31
##plugins.generic.dates.published## 2013-11-14