INTERFACES ENTRE APRENDIZAGENS E EXPECTATIVAS DE VIDA E EXPERIÊNCIAS ESCOLARES DE MULHERES ENCARCERADAS: ENFRENTANDO A REALIDADE DA REINTEGRAÇÃO SOCIAL

Autores

  • Helen Halinne Rodrigues de Lucena Universidade Federal da Paraíba
  • Timothy D. Ireland Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199697

Resumo

Nos últimos anos, a educação da pessoa privada de liberdade foi colocada na pauta político-educativa brasileira como um direito subjetivo. Apostou-se nela como ferramenta indispensável para a chamada reintegração social da pessoa encarcerada, porquanto pode contribuir para diminuir os índices alarmantes de reincidência. Neste artigo, refletimos sobre a problemática da reintegração com base nas histórias de vida narradas por mulheres presas em um presídio de João Pessoa – PB. Sem negar a importância da proposta pedagógica que a escola do presídio oferece, consideramos necessário estabelecer um diálogo entre as aprendizagens de vida e a experiência escolar da mulher antes de ser presa; as aprendizagens da prisão e suas expectativas e/ou planos para a vida em liberdade ao concluir a sentença e buscar se inserir numa sociedade regida por preconceitos sociais ainda enraizados. Questionamos se a escola prepara as mulheres para um mundo real ou para um mundo ilusório. De acordo com os depoimentos das mulheres, verificamos as inúmeras dificuldades que a escola da prisão enfrenta, para garantir às encarceradas o ideal ressocializador necessário ao enfrentamento do mundo real dentro e fora das grades. Também concluímos que, na prisão, é preciso investir em projetos e programas que estabeleçam mais articulação entre educação e trabalho e que contribuam para que a sociedade participe mais das proposições e ações voltadas aos ideais de reintegração social dessa população. Consideramos esse apartheid social também uma questão educacional que precisa ser aprofundada em âmbito acadêmico e enfrentada politicamente.

Palavras-chave: mulheres encarceradas; aprendizagens de vida; educação em prisões; reintegração social.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Helen Halinne Rodrigues de Lucena, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Atuou como coordenadora pedagógica nos presídios da capital paraibana. Atualmente é Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB e realiza estágio de investigação no Centro de Investigação em Ciências Sociais da Universidade do Minho (Portugal), com bolsa da CAPES.

Timothy D. Ireland, Universidade Federal da Paraíba

Professor associado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Av. Umbuzeiro, 480, Manaíra, João Pessoa-PB

Telefone: (83) 3226-1935

Downloads

Publicado

25-05-2013

Como Citar

LUCENA, H. H. R. de; IRELAND, T. D. INTERFACES ENTRE APRENDIZAGENS E EXPECTATIVAS DE VIDA E EXPERIÊNCIAS ESCOLARES DE MULHERES ENCARCERADAS: ENFRENTANDO A REALIDADE DA REINTEGRAÇÃO SOCIAL. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 113–136, 2013. DOI: 10.14244/19827199697. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/697. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2013-01-17
##plugins.generic.dates.accepted## 2013-05-11
##plugins.generic.dates.published## 2013-05-25