O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA E A AVALIAÇÃO DA PRÁTICA: A NOVA EXIGÊNCIA DO ENADE 2024
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v19i1.6953Palavras-chave:
ENADE, Políticas de Avaliação, Condições de Trabalho, Formação Inicial de professoresResumo
Considerando-se que o estágio curricular supervisionado é um espaço-tempo ímpar para que os licenciandos tenham um retrato muito próximo do que os espera no campo de atuação profissional, o objetivo deste texto é problematizar e discutir a nova exigência do ENADE no campo da formação de professores: a avaliação da prática no contexto de estágio curricular supervisionado em Educação Física. Trata-se de um estudo qualitativo do tipo estudo teórico, com foco nos debates sobre as relações entre as demandas legislativas e os impactos na formação inicial em Educação Física e no trabalho dos envolvidos com ela, apresentando-se os marcos legais importantes para a avaliação dos cursos de formação e, posteriormente, os tensionamentos produzidos. Ao adentrarmos na temática das diferentes políticas curriculares, percebemos o quanto o contexto educacional está sendo impactado por processos avaliativos e desconsiderando as diferentes instituições, sejam elas de ensino superior ou de educação básica, na medida em que se propõem mudanças significativas para diferentes segmentos da formação profissional docente, como foi a implementação do ENADE das licenciaturas. Acreditamos ser fundamental resistirmos e lutarmos por políticas construídas pelos sujeitos envolvidos nos processos de formação, políticas de financiamento da educação que possam melhorar a infraestrutura das escolas e universidades e a condição do trabalho docente.
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