REFLEXÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS SOBRE OS NOVOS LETRAMENTOS E TECNOLOGIAS DIGITAIS: RELATO DE FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Eduardo S. Junqueira Universidade Federal do Ceará
  • Adriana Paula Amorim Universidade Federal do Ceará
  • Carla Sousa Braga Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199693

Resumo

O artigo apresenta o relato de experiência de formação, realizada no âmbito do Programa Mais Educação do MEC (Ministério da Educação), Brasil, de um grupo de professores de escolas públicas do estado do Ceará no eixo temático dos novos letramentos e das tecnologias digitais. A formação foi articulada em duas unidades que contemplaram três instâncias da temática trabalhada: a perspectiva sociocultural da cibercultura, a dimensão institucional da escola e a esfera profissional e pessoal do professor. A segunda unidade centrou-se ainda na análise crítica de uma experiência prática de uso de tecnologias digitais com fins educativos em um projeto de aprendizagem desenvolvido em parceria com a Universidade de Michigan, dos Estados Unidos, a partir da experiência contrastante de dois professores. A partir desses elementos a formação estabeleceu um processo dialogado e reflexivo com os professores participantes, contribuindo para sua compreensão sobre os dilemas e possíveis formas de atuação no Programa para uso educativo das tecnologias digitais a partir do paradigma da cibercultura e com fins de melhoria da aprendizagem.

Palavras-chave: Formação docente; Tecnologias Digitais; Educação Integral.

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199693

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eduardo S. Junqueira, Universidade Federal do Ceará

Eduardo S. Junqueira, Ph.D.
Professor Adjunto - Instituto UFC Virtual
Coordenador do grupo LER http://www2.virtual.ufc.br/ler/
Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira - FACED-UFC
Universidade Federal do Ceará
http://www.virtual.ufc.br/portal/

Adriana Paula Amorim, Universidade Federal do Ceará

Mestranda em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. Graduada em Letras (Português) pela mesma instituição. Atua em pesquisas em Linguagem, Ensino, Tecnologias Digitais e Formação de Professores.

Carla Sousa Braga, Universidade Federal do Ceará

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da UFC, Bacharel em Pedagogia pela Universidade de Fortaleza e especialista em Educação a Distância pelo Senac.

Downloads

Publicado

14-11-2013

Como Citar

JUNQUEIRA, E. S.; AMORIM, A. P.; BRAGA, C. S. REFLEXÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS SOBRE OS NOVOS LETRAMENTOS E TECNOLOGIAS DIGITAIS: RELATO DE FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 85–96, 2013. DOI: 10.14244/19827199693. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/693. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2013-01-15
##plugins.generic.dates.accepted## 2013-10-09
##plugins.generic.dates.published## 2013-11-14