EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO SISTEMA PENITENCIÁRIO: CAMINHO PARA REINTEGRAÇÃO SOCIAL?

Autores

  • Diana Vanessa Pereira UECE
  • Frederico Jorge Ferreira Costa UECE

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199687

Resumo

A realidade do sistema prisional é bastante complexa. Tratando-se da questão da educação profissional, deparamo-nos com polêmicas, limites e desafios. A atividade remunerada da mulher em regime de privação de liberdade define-se como uma perspectiva de retorno ao convívio social, porém neste processo emergem muitas contradições que identificamos no processo investigativo. O estudo aponta resultados significativos que refletem as expressões sociais da desigualdade social, a condição de classe destas mulheres em conflito com a lei, os limites da política social nas fronteiras do capitalismo e os diversos aspectos da alienação que limitam as perspectivas de uma possível reinserção social. É no contexto da análise destas contradições que se expressam os sentidos da atividade laborativa para as mulheres presidiárias do sistema penitenciário do Estado do Ceará, Brasil. Assim, acumulamos informações e reflexões sobre as ideias da ressocialização pela profissionalização, hoje apontada como uma das perspectivas de reintegração social das presidiárias.

Palavras-chave: Capitalismo; Educação; Profissionalização; Prisão.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Diana Vanessa Pereira, UECE

Assistente Social, bolsista da Fundação Cearense de Apoio e Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e aluna do Mestrado Acadêmico em Serviço Social, Trabalho e Questão Social pela Universidade Estadual do Ceará.

Frederico Jorge Ferreira Costa, UECE

Graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (1996), Mestre Em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2000) e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2007). Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Educação de Itapipoca da Universidade Estadual do Ceará - FACEDI/UECE, professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará - FACED/UFC, professor do Mestrado Acadêmico em Educação da UECE, professor do Mestrado em Serviço Social da UECE, membro do conselho editorial da Revista Outubro(São Paulo) (ISSN 1516-6333), editor da Revista Eletrônica Arma da Crítica (Fortaleza) (ISSN 19844735) e pesquisador-colaborador do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário.

Downloads

Publicado

25-05-2013

Como Citar

PEREIRA, D. V.; COSTA, F. J. F. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO SISTEMA PENITENCIÁRIO: CAMINHO PARA REINTEGRAÇÃO SOCIAL?. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 211–227, 2013. DOI: 10.14244/19827199687. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/687. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2013-01-14
##plugins.generic.dates.accepted## 2013-05-07
##plugins.generic.dates.published## 2013-05-25