RELEITURAS E INCLUSÃO SOCIAL

Autores

  • Heleusa Figueira Câmara Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199673

Resumo

A caminhada possível da educação cultural e criativa nas prisões implica discutir a política do encarceramento em nome da lei, que se diz igual para todos e estabelece o castigo e o controle, como forma de normalização de condutas. Os diferentes sentidos provenientes dessas múltiplas interpretações entrecruzam-se, distanciam-se, somam-se a depender das sensações de perceptos e afectos, ao usar conceitos de justiça e paz social, para referendar injustiças sociais, (re)classificando pessoas para a exclusão. O incentivo à leitura e à escrita nos espaços carcerários tem propiciado aos prisioneiros a expressão do passado, da história que não foi contada no processo por ser vista como irrelevante, fazendo germinar o que fica no esquecimento - a luz de cada ser humano sobre a face da terra. Na condição de dupla autoria: do crime e da escritura, o prisioneiro tende a escrever sobre si, numa escrita para o outro, como espaço de releitura e de potencialidades.

Palavras chaves
: Prisão; narrativas; leitura e escrita; inclusão social.

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Biografia do Autor

Heleusa Figueira Câmara, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Professora titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB no campus de Vitória da Conquista, Bahia. Departamento de Ciências Sociais Aplicadas - DCSA. Área de Ciências Sociais.

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Publicado

25-05-2013

Como Citar

CÂMARA, H. F. RELEITURAS E INCLUSÃO SOCIAL. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 99–112, 2013. DOI: 10.14244/19827199673. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/673. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos
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