A IDENTIDADE VOCACIONAL DE JOVENS INSTITUCIONALIZADOS EM CENTROS EDUCATIVOS: UM OLHAR NA (RE)EDUCAÇÃO EM PORTUGAL

Autores

  • Dulce Sofia Mendonça Martins Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL)
  • Carolina Carvalho Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199652

Resumo

O presente trabalho integra um doutoramento sobre o desenvolvimento da identidade vocacional de jovens institucionalizados a decorrer no Instituto da Educação da Universidade de Lisboa. Esta mesma tese faz parte de um projeto de investigação mais amplo intitulado Feedback, Identidade e Trajectórias Escolares: Dinâmicas e Consequências (FITE)[1]. Neste âmbito, o trabalho que nos propomos apresentar  é uma seleção e análise de fontes bibliográficas relevantes sobre a temática da identidade vocacional, da institucionalização e da (re)educação de jovens portugueses em centros educativos. Com efeito, o objetivo principal é dar a conhecer numa sequência cronológica o que foi, o que é e para que serve a institucionalização de jovens em centros educativos, bem como apresentar os modos de resolução de identidade vocacional de alguns jovens que estão institucionalizados em centros Educativos, na região metropolitana de Lisboa. O método que adotamos para operacionalizar o nosso objetivo principal baseia-se na utilização de dois instrumentos metodológicos, um questionário de identificação sóciodemografica e a escala Dellas Identity Status Inventory–Occupation (DISI-O) desenvolvida por Dellas e Jernigan (1981) e adaptada para Portugal por Taveira (1986). Concretamente, com a aplicação da escala foi possível compreender os modos de resolução de identidade vocacional dos jovens participantes, em termos de idade e de curso profissional.

 

Palavras-chave: Identidade Vocacional; Jovens Institucionalizados; Centros Educativos.

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199652


[1]Projeto FITE (PTDC/CPE-PEC/121238/2010), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Portugal.

 



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Biografia do Autor

Dulce Sofia Mendonça Martins, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL)

Estudante de doutoramento em Educação, na especialização de Psicologia da Educação; Bolseira de Investigação.

Carolina Carvalho, Universidade de Lisboa

Professora Auxiliar do Instituto da Educação da Universidade de Lisboa, Portugal. Participa e coordena projetos de investigação, tem publicado capítulos de livros e artigos em revistas científicas em Portugal e no estrangeiro.

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Publicado

14-11-2013

Como Citar

MARTINS, D. S. M.; CARVALHO, C. A IDENTIDADE VOCACIONAL DE JOVENS INSTITUCIONALIZADOS EM CENTROS EDUCATIVOS: UM OLHAR NA (RE)EDUCAÇÃO EM PORTUGAL. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 25–39, 2013. DOI: 10.14244/19827199652. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/652. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos
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