ENTRE SOCIABILIDADE E MOVIMENTOS DE RESISTÊNCIA: O SIGNIFICADO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR PARA JOVENS AUTORES DE ATO INFRACIONAL

Autores

  • Aline Fávaro Dias Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199649

Resumo

Apesar dos avanços legais, verifica-se uma dificuldade das ações políticas em garantir a democratização do acesso e a permanência na escola de jovens autores de atos infracionais. As dificuldades escolares e a evasão são fenômenos comuns na vida de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas e, parte significativa dessa população encontra-se fora das escolas. Por isso, o objeto este artigo consiste em compreender o significado que jovens em cumprimento da medida socioeducativa de Liberdade Assistida atribuem à escola e às suas vivências escolares, buscando identificar aspectos que facilitam ou dificultam sua permanência nesse espaço. O estudo de natureza qualitativa utilizou como instrumentos de coleta de dados entrevistas com seis colaboradores, observação participante e análise documental. A análise dos dados permitiu verificar que as trajetórias escolares dos participantes foram marcadas por constantes mudanças de escolas, expulsões e repetências, e que a escola possui para eles um significado ambíguo, pois ao mesmo tempo em que rotula e é palco de conflitos, favorece a sociabilidade e as relações de amizade. Os dados indicam que os jovens subvertem a lógica escolar, priorizando a sociabilidade em detrimento do ensino dos conteúdos oficiais. De forma geral, a narrativa dos jovens sobre a escola sinaliza que esse espaço é marcado por violência e movimentos de resistência contra as relações que os oprimem, mas também, por relações de sociabilidade entre amigos e professores.

Palavras-chave: Educação escolar; jovem em conflito com a lei; significado da escola; processos educativos.

Apoio: FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo)

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

25-05-2013

Como Citar

DIAS, A. F. ENTRE SOCIABILIDADE E MOVIMENTOS DE RESISTÊNCIA: O SIGNIFICADO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR PARA JOVENS AUTORES DE ATO INFRACIONAL. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 70–87, 2013. DOI: 10.14244/19827199649. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/649. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2013-01-08
##plugins.generic.dates.accepted## 2013-04-16
##plugins.generic.dates.published## 2013-05-25