CONDIÇÕES ESCOLARES E LABORAIS DE ADOLESCENTES AUTORES DE ATOS INFRACIONAIS: UM DESAFIO À SOCIOEDUCAÇÃO

Autores

  • Vania Cristina Pauluk de Jesus

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199648

Resumo

O texto trata de análises e considerações sobre situação laboral e educacional de adolescentes que cometeram atos infracionais e cumprem medida socioeducativa de internação no Centro de Socioeducação de Ponta Grossa - CENSE/PG, Brasil. Num primeiro momento, discorremos sobre a crescente preocupação societária com a violência. Em seguida, situamos as possibilidades de medidas socioeducativas, conforme a legislação vigente, para os adolescentes autores de atos infracionais. Passamos então, para análise e discussão dos dados de escolarização e trabalho em que se encontravam os adolescentes que passaram no CENSE/PG no período de um ano. Finalmente, fazemos considerações sobre as possibilidades e desafios da união entre educação e trabalho.


Palavras chaves: socioeducação; trabalho; escola; educação.


DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199648

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Biografia do Autor

Vania Cristina Pauluk de Jesus

Mestre em Educação e Pedagoga do Centro de Socioeducação de Ponta Grosssa.

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Publicado

14-11-2013

Como Citar

PAULUK DE JESUS, V. C. CONDIÇÕES ESCOLARES E LABORAIS DE ADOLESCENTES AUTORES DE ATOS INFRACIONAIS: UM DESAFIO À SOCIOEDUCAÇÃO. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 129–142, 2013. DOI: 10.14244/19827199648. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/648. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos
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