AÇÕES AFIRMATIVAS E DEMOCRACIA CONTEMPORÂNEA NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Adriana Maria Tonini UFOP
  • Antonio Marcelo Jackson F da Silva UFOP

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199642

Resumo

O final do século XX e o ingresso no século XXI produziram um modelo de democracia que procura reunir o direito das minorias, garantido pelo sistema de cotas, o entendimento de “escola para todos” como fator crucial para a produção de uma possível igualdade e, por fim, a ação das instituições políticas para melhor organizar os conflitos sociais. É evidente que tais ideias, para se concretizarem, necessitam de fórmulas que devam colocá-las “na prática”, particularmente em virtude de que isso se confronta com todo um sistema cultural produzido ao longo de dois séculos, pelo menos (o sistema político, econômico e social denominado liberalismo). Assim, para dar conta da “escola para todos” não há como não pensar em atrelar o currículo às questões sociais e suas demandas. É preciso, portanto, entender o papel do currículo no processo.

Palavras-chave: Democracia; Educação; Currículo; Cotas.


DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199642

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adriana Maria Tonini, UFOP

Doutora em Educação pela UFMG e Professora Adjunta do Centro de Educação Aberta e a Distância da UFOP - CEAD/UFOP

Antonio Marcelo Jackson F da Silva, UFOP

Doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro e Professora Adjunta do Centro de Educação Aberta e a Distância da UFOP - CEAD/UFOP.

Downloads

Publicado

14-11-2013

Como Citar

TONINI, A. M.; DA SILVA, A. M. J. F. AÇÕES AFIRMATIVAS E DEMOCRACIA CONTEMPORÂNEA NA EDUCAÇÃO. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 97–109, 2013. DOI: 10.14244/19827199642. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/642. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2013-01-03
##plugins.generic.dates.accepted## 2013-09-20
##plugins.generic.dates.published## 2013-11-14