GÊNERO E CURRÍCULO: OLHARES SOBRE A EDUCAÇAO EM ESPAÇOS DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE

Autores

  • Maria Celeste Reis Fernandes Souza Secretaria Municipal de Educação de Governador Valadares
  • Maria Gabriela Parenti Bicalho UNIVALE
  • Eunice Maria Nazarethe Nonato CUMIH
  • Cristina Salles Caetano UNIVALE
  • Juliana Souza Sobrinho UNIVALE
  • Sabrina Ferreira Rosa UNIVALE

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199628

Resumo

Este artigo discute a Educação de Pessoas Jovens e Adultas – EJA – em espaços de privação de liberdade, em diálogos com os campos teóricos de gênero e currículo. Tal discussão apoia-se na apresentação dos dados de uma pesquisa realizada em três instituições prisionais tipicamente femininas do Estado de Minas Gerais e coletados por meio de questionário aplicado a 137 mulheres, entrevistas realizadas com 10 alunas de uma dessas instituições e com 02 pedagogas responsáveis pelo acompanhamento da experiência educativa escolarizada oferecida às mulheres nas instituições em que se configurava a oferta, além da análise dos projetos pedagógicos das propostas de escolarização implementadas pelas instituições. Os dados confirmam a prevalência, nessas instituições, de mulheres jovens, que vivem a condição de provedoras; são mães e possuem baixa escolaridade. A análise das experiências vivenciadas pelas mulheres nas escolas das instituições pesquisadas revela o silenciamento no currículo, de temas relativos às suas próprias vidas, e a reprodução dos modos de funcionamento da prisão na escola, bem como a universalização e infantilização dos sujeitos da Educação de Pessoas Jovens e Adultas.  A análise dos dados conduz à consideração da complexidade das relações entre gênero, sistema prisional e educação de pessoas jovens e adultas que se explicita nas desigualdades de gênero historicamente instituídas e nas desigualdades educacionais.

Palavras-chave: Gênero; Instituição Prisional; Currículo; EJA.

Agência de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

25-05-2013

Como Citar

SOUZA, M. C. R. F.; BICALHO, M. G. P.; NONATO, E. M. N.; CAETANO, C. S.; SOBRINHO, J. S.; ROSA, S. F. GÊNERO E CURRÍCULO: OLHARES SOBRE A EDUCAÇAO EM ESPAÇOS DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 159–176, 2013. DOI: 10.14244/19827199628. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/628. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2012-12-28
##plugins.generic.dates.accepted## 2013-05-02
##plugins.generic.dates.published## 2013-05-25