EDUCAÇÃO E VULNERABILIDADE: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO COM JOVENS E MULHERES EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE

Autores

  • Carmen Lúcia Guimarães de Mattos Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Sandra Maciel de Almeida Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Paula Almeida de Castro Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199615

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa (MATTOS; ALMEIDA; CASTRO, 2011) que investigou a situação educacional das jovens e mulheres em privação de liberdade e de seus filhos utilizando a abordagem etnográfica de pesquisa. Constituíram-se como loci de estudo duas penitenciárias femininas e uma unidade para jovens cumprindo medidas socioeducativas de internação, todas situadas no Estado do Rio de Janeiro. Os registros dos dados realizaram-se com o auxílio de entrevistas etnográficas, vídeos, documentos e fotografias com as análises realizadas pelo método indutivo. Dentre os resultados da pesquisa, apresentam-se, neste artigo, as explicações sobre a situação de vulnerabilidade das jovens e mulheres em privação de liberdade e de seus filhos, com o encarceramento das mães. Além destas, as análises realizadas apontaram para as disparidades socioeducacionais na trajetória de vida das jovens e mulheres, evidenciando que a vulnerabilidade social das mesmas são indicadores de desigualdades que não tem garantido os direitos básicos estabelecidos pelas leis brasileiras e pelos Direitos Humanos.


Palavras-chave: Educação; Etnografia; Gênero; Encarceramento.
 
Agência de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carmen Lúcia Guimarães de Mattos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (UERJ). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Etnografia na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: etnografia, fracasso escolar, ensino-aprendizagem, exclusão e educação.

Sandra Maciel de Almeida, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda ProPEd/UERJ. Atualmente é Assessora Pedagógica da Escola de Contas e Gestão do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro. Integra o Núcleo de Etnografia em Educação (UERJ). Desenvolve estudos na área da Educação utilizando a pesquisa etnográfica, com as temáticas envolvendo mulheres privadas de liberdade, exclusão, etnografia e educação.

Paula Almeida de Castro, Universidade Estadual da Paraíba

Psicóloga (PUC-Rio), Doutora em Educação (UERJ). Atualmente é professora Adjunta do Centro de Educação e do Mestrado Profissional em Formação de Professores da Educação Básica (UEPB). Pesquisadora associada do Núcleo de Etnografia em Educação (UERJ). Desenvolve estudos nas área de Psicologia e Educação utilizando a pesquisa etnográfica com ênfase nos processos de identidade, formação de professores, identidade, pertencimento, resiliência e controle.

Downloads

Publicado

25-05-2013

Como Citar

MATTOS, C. L. G. de; ALMEIDA, S. M. de; CASTRO, P. A. de. EDUCAÇÃO E VULNERABILIDADE: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO COM JOVENS E MULHERES EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 32–55, 2013. DOI: 10.14244/19827199615. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/615. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2013-01-11
##plugins.generic.dates.accepted## 2013-05-06
##plugins.generic.dates.published## 2013-05-25