AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E POTENCIALIDADES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

  • Betina Magalhães Bitencourt Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Marilia Bortoluzzi Severo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Shalimar Gallon Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199607

Resumo

A educação no ensino superior é um tema que tem obtido grande espaço no meio social e acadêmico, tendo em vista o considerável aumento no número de ingressantes. Um dos fatores relevantes nesse debate é a avaliação da aprendizagem, que está relacionada ao novo contexto em que se insere o ensino superior, seja no Brasil ou no mundo: a emergência da educação a distância (EaD). Esta recente modalidade de ensino tem levantado questionamentos relevantes, visto que os ambientes virtuais de ensino e aprendizagem possuem características e desafios peculiares, próprios das transformações tecnológicas que vêm moldando as relações humanas e sociais ao longo das últimas décadas. Essas considerações configuram o problema de pesquisa deste estudo, que busca analisar as formas tradicionais de avaliação, bem como as tendências atuais, através de uma análise de sua aplicabilidade no panorama contemporâneo do ensino superior. A ideia é mostrar que a avaliação, como instrumento mecânico e formal, não é adequada nem suficiente para as novas demandas em termos de ensino. Com a disseminação do ensino a distância, novas formas de avaliação são necessárias, seja na educação presencial ou a distância, a fim de que o processo avaliativo se constitua em uma verdadeira ferramenta pedagógica, e que permita a demonstração da construção do saber, na forma mais abrangente possível, através da seleção dos instrumentos mais pertinentes a cada tipo de conhecimento a ser avaliado.

Palavras-chave: Método Tradicional de Aprendizagem; Novas Tendências na Avaliação da Aprendizagem; Educação Presencial; Educação a Distância.

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199607

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Betina Magalhães Bitencourt, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Universidade Federal de Porto Alegre

Escola de Administração

Programa de Pós-Graduação em Administração

Marilia Bortoluzzi Severo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Shalimar Gallon, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Escola de Administração

Programa de Pós-Graduação em Administração

Downloads

Publicado

14-11-2013

Como Citar

BITENCOURT, B. M.; SEVERO, M. B.; GALLON, S. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E POTENCIALIDADES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 211–226, 2013. DOI: 10.14244/19827199607. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/607. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2012-12-17
##plugins.generic.dates.accepted## 2013-11-02
##plugins.generic.dates.published## 2013-11-14