A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA DE DOCENTES

Autores

  • Raquel Rosan Christino Gitahy Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul
  • Jaqueline de Souza José SEEESP

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199599

Resumo

O presente trabalho é fruto de uma pesquisa de dissertação de mestrado que investigou a compreensão que os professores de escola pública estadual têm da utilização da tecnologia da informação e comunicação na prática docente. Nesta perspectiva, foram estudados contextos, processos, fatores, disponibilidade de recursos computacionais e resultados da introdução da informática educacional nas escolas. A análise e a discussão dos dados foram feitas à luz de contribuições teóricas que subsidiam o paradigma educacional emergente, especialmente relacionadas à tecnologia da informação e comunicação aplicada ao ensino e à formação de professores. Tratou-se de uma pesquisa fundamentalmente de caráter qualitativo que envolveu a prática e a familiaridade das ferramentas computacionais de oito professores do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual de ensino da cidade de José Bonifácio – SP, Brasil. As ações elaboradas para esta pesquisa desenvolveram-se por meio de seis encontros presenciais de 2 horas cada um e 18 horas de trabalho a distância (on-line), perfazendo-se um total de 30 horas, com a utilização da plataforma de Ensino a distância denominada “TelEduc”. Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram questionários, encontros presenciais reflexivos e realização das atividades propostas no ambiente de Ensino a distância. A análise das informações obtidas permitiu concluir que a falta de habilidade com equipamentos computacionais e a ausência de um planejamento para o uso dos recursos computacionais apresentam-se como entraves na utilização da Sala Ambiente de Informática (SAI).

Palavras-chave: Formação de professores; Informática educacional; Ensino a distância; Paradigma emergente.

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199599

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Raquel Rosan Christino Gitahy, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação. Pedagoga. Bacharel em Direito. Docente da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul e da Universidade do Oeste Paulista. Avaliadora de cursos do MEC/INEP. Atua na graduação em Pedagogia, Direito e em programa de Mestrado em Educação.

Jaqueline de Souza José, SEEESP

Mestre em Educação. Docente da rede pública estadual (SEESP); da Faculdade de José Bonifácio; Tutora virtual da UAB/UNESP.

Downloads

Publicado

29-11-2013

Como Citar

GITAHY, R. R. C.; JOSÉ, J. de S. A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA DE DOCENTES. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 359–380, 2013. DOI: 10.14244/19827199599. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/599. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência
##plugins.generic.dates.received## 2012-12-14
##plugins.generic.dates.accepted## 2013-10-21
##plugins.generic.dates.published## 2013-11-29