EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UM CAMINHO ABERTO PARA A CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL CRÍTICA

Autores

  • Janssen Felipe da Silva UFPE
  • Michele Guerreiro Ferreira UFPE
  • Delma Josefa da Silva UFPE

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199570

Resumo

Este artigo, fruto do diálogo entre uma pesquisa de Mestrado e uma de Doutorado, baseia-se nos Estudos Pós-Coloniais Latino-Americanos (QUIJANO, 2005, 2007; MIGNOLO, 2005, 2011; WALSH, 2008; SARTORELLO, 2009) e versa sobre a Educação das Relações Étnico-Raciais, partindo do questionamento da cosmovisão da sociedade moderna, a qual está pautada na herança colonial (MIGNOLO, 2005, 2011). A partir da problematização da matriz colonial da raça e do racismo vamos interrogando a geopolítica do conhecimento e discutindo os processos de decolonialidade protagonizado pelos Movimentos Sociais Negros. Nossos objetivos são: a) apresentar como os Movimentos Sociais Negros no Brasil vêm participando de forma proativa das possibilidades de mudanças na estrutura da educação, dentre elas na proposição e na formulação de políticas de ações afirmativas; b) analisar como estas políticas de ações afirmativas no âmbito educacional têm influenciado as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN); c) e analisar a relação entre estas políticas e a Educação Intercultural Crítica. Para tanto, a partir dos critérios da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2004), selecionamos o corpus e procedemos à análise documental das Diretrizes Curriculares Nacionais promulgadas no período 2001-2011. As análises mostram que a política curricular nacional apresenta elementos que abrem caminhos para a construção de uma Educação Intercultural Crítica e uma Pedagogia Decolonial Antirracista.

Palavras-chave: Educação das Relações Étnico-Raciais; Movimentos Sociais Negros; Ações Afirmativas; Interculturalidade.

Apoio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE)

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Janssen Felipe da Silva, UFPE

Mestre e Doutor em Educação pelo Núcleo de Pesquisa de Formação de Professores e Prática Pedagógica – UFPE. Professor Adjunto do Centro Acadêmico do Agreste no Núcleo de Formação Docente – UFPE e Professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação e do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE.

Membro do Nufope Núcleo de Formação Pedagógica dos Professores Universitários da UFPE. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Ensino-Aprendizagem e Processos Educativos do Núcleo de Formação Docente do CAA-UFPE e Pesquisador dos Grupos de Pesquisa: a) Formação de Professor e Profissionalização Docente e b) NUFOPE do Centro de Educação - UFPE.

Michele Guerreiro Ferreira, UFPE

Mestranda em Educação Contemporânea PPGEDUC-CAA-UFPE. Professora na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru - FAFICA. Especialista em História do Brasil e Graduada em Licenciatura em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru. Agência de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES

Delma Josefa da Silva, UFPE

Mestra e Doutoranda em Educação PPGE-CE-UFPE. Professora de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na FAFICA. Coordenadora do Grupo de Estudo Africanidades e Estudos Pós-Coloniais Latino Americanos. Bacharel em Ciências Sociais pela Unicap. Agência de Fomento: Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco – FACEPE

Downloads

Publicado

25-05-2013

Como Citar

SILVA, J. F. da; FERREIRA, M. G.; SILVA, D. J. da. EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UM CAMINHO ABERTO PARA A CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL CRÍTICA. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 248–272, 2013. DOI: 10.14244/19827199570. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/570. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2012-11-29
##plugins.generic.dates.accepted## 2013-05-05
##plugins.generic.dates.published## 2013-05-25