AS DIFERENTES REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS ELABORADAS POR CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL UTILIZANDO JOGOS DIGITAIS

Autores

  • Valdinei Cezar Cardoso Universidade Estadual de Maringá
  • Leidiane de Mello Esprisigo Escola Sabidinho Supremus
  • Lilian Akemi Kato Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199543

Resumo

A Teoria das Representações Semióticas de Duval foi o referencial teórico norteador desta pesquisa, que teve como objetivo principal identificar, por meio de registros obtidos em atividades mediadas por jogos digitais, as possíveis representações mentais elaboradas por crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental. A coleta de dados, feita durante o trabalho de conclusão de um curso de Pedagogia, deu-se por meio de gravações em vídeo e de registros escritos produzidos pelos estudantes. A análise dos dados identificou a elaboração e a manifestação de representações de conceitos matemáticos. Os dados foram analisados de acordo com a proposta de Henry (2006) e sob as lentes da teoria de Duval (2003). Os resultados apontam que os diversos registros apresentados pelos estudantes têm uma estreita relação com as competências desenvolvidas durante o jogo e a resolução de atividades escritas na mesma categoria. Dessa forma, esta pesquisa possibilita o estudo de situações nas quais os estudantes precisam interpretar e converter diferentes tipos de representações semióticas, a fim de compreender o complexo processo da construção de conceitos matemáticos pelas crianças.

Palavras-chave: Ensino da Matemática; Jogos Digitais; Representações Semióticas.


DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199543

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Valdinei Cezar Cardoso, Universidade Estadual de Maringá

Graduado em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá, especialista em Educação Matemática pela União das Escolas Superiores do Vale do Ivaí e Mestre em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá. Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor Assistente do Departamento de Ciências da Universidade Estadual de Maringá. Atua na área de ensino de Matemática com ênfase na Modelagem Matemática no ensino, jogos digitais, modelos mentais e novas tecnologias.

Leidiane de Mello Esprisigo, Escola Sabidinho Supremus

Licenciada em pedagogia pela FANP. Atualmente é professora na Escola Sabidinho Supremus. E-mail: leideesprisigo@hotmail.com.

Lilian Akemi Kato, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Matemática Aplicada pela Unicamp. Atualmente é professora no programa de pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da UEM na linha de pesquisa Modelagem Matemática aplicada à educação Matemática.

Downloads

Publicado

14-11-2013

Como Citar

CARDOSO, V. C.; ESPRISIGO, L. de M.; KATO, L. A. AS DIFERENTES REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS ELABORADAS POR CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL UTILIZANDO JOGOS DIGITAIS. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 9–22, 2013. DOI: 10.14244/19827199543. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/543. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2012-10-27
##plugins.generic.dates.accepted## 2013-09-15
##plugins.generic.dates.published## 2013-11-14