REFLEXÕES SOBRE O RECOLHIMENTO DE ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL EM INSTITUIÇÕES TOTAIS

Autores

  • Eder da Silva Santana UNESP DE MARILIA

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199539

Resumo

O confinamento de pessoas com deficiência intelectual em instituições como os asilos, manicômios e prisões se revela uma prática muito antiga. Embora sejam notórias as transformações sociais que vêm ocorrendo, principalmente nas últimas décadas, em tempos atuais, constata-se que essa prática é ainda uma realidade em nosso meio social, a exemplo dos institutos “reeducativos” para menores. A pessoa com deficiência intelectual inserida nesses institutos pode vivenciar situações traumáticas, como violências físicas, violências sexuais e morais, que dificultam a sua reinserção no convívio social. Tais eventos traumáticos podem ser potencializados com a vivência, com adolescentes infratores que cometeram “delitos” graves, bem como pela eventual atuação ou omissão de profissionais que, ao invés de protegê-los, negligenciam os cuidados, rotulando-os, também não colaborando para a sua reintegração. Havendo a ocorrência do ato infracional por uma pessoa com deficiência intelectual, a atuação de uma equipe técnica capacitada para uma triagem quanto à gradação da deficiência intelectual, da periculosidade do adolescente, e da gravidade do próprio ato infracional cometido, direcionando-o para instituições específicas, seriam condições essenciais para minimizar os possíveis impactos traumáticos, contribuindo para torná-lo  mais autônomo, e com uma melhor autoestima em relação a sua deficiência.

Palavras-chave: Deficiência intelectual; Violência; Instituições totais.


DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199539

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Biografia do Autor

Eder da Silva Santana, UNESP DE MARILIA

Doutorando em Educação pela UNESP de Marília, docente da FAPREV de Presidente Venceslau. Rua Ari Barroso, 200, Alvares Machado/SP. Telefone: (18) 3273-2578 edersilsan@yahoo.com.br

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Publicado

14-11-2013

Como Citar

SANTANA, E. da S. REFLEXÕES SOBRE O RECOLHIMENTO DE ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL EM INSTITUIÇÕES TOTAIS. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 226–237, 2013. DOI: 10.14244/19827199539. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/539. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Debates
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