LAS EVALUACIONES ESTANDARIZADAS DESDE UNA VISIÓN FREIREANA

Autores

  • Juan Francisco Remolina Caviedes Colegio Víctor Félix Gómez Nova

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199514

Resumo

Na Colômbia, o uso de testes padronizados determina os processos educativos. Diretores, professores e estudantes em geral, reconhecem a subordinação da prática educativa à frente dos testes externos estabelecidos pelo governo colombiano. Esta situação vem sendo assumida de forma submissa, sem uma clara posição crítica, que por sua vez poderia estar gerando efeitos contraproducentes em crianças e jovens estudantes colombianos. Este ensaio é uma análise crítica com base nos princípios educacionais de Paulo Freire. Compreender a avaliação padronizada como uma prática educativa que revela certo tipo de relação do homem com ele mesmo e com o mundo, dentro de uma concepção de educação "bancária" como uma tentativa sectária que fomenta o ato passivo de transferência de informações em detrimento da construção ativa do conhecimento. Isso faz com que a avaliação seja uma prática desumana, de domesticação dos seres humanos, constituindo, portanto, um ato de violência. Desta forma, poderíamos começar a sugerir que a avaliação deve se tornar um ponto de encontro para que sujeitos interajam através do diálogo, mediados por um objeto cognoscível. Procurando assim, fazer da avaliação um processo mais humano e democrático.

Palavras-chave: Avaliação, violência, conhecimento, humanização.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Juan Francisco Remolina Caviedes, Colegio Víctor Félix Gómez Nova

Curriculum Vitae

 

Nombre:

Juan Francisco Remolina Caviedes

Profesión:

Docente área Informática y Tecnología.

Formación académica:

Máster en Formación de Formadores. Programa Erasmus Mundus de la Unión Europea. Universidade do Porto (Portugal). Université de Reims Champagne-Ardenne (Francia). Universidad de Granada (España). Estudiante becario. (Año: 2009-2011).

Ingeniero de Sistemas e Informática. Universidad Industrial de Santander. Bucaramanga (Colombia). (Año: 2007).

Experiencia laboral:

Colegio Departamental Balbino García. Docente área de informática. Febrero de 1996 - Febrero de 2003.

Colegio Víctor Félix Gómez Nova. Docente área de Informática. Febrero de 2003 - Agosto de 2009.

Publicaciones:

La evaluación en el contexto escolar de Francia y Portugal: Actores y representaciones sociales. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos. vol.XLII, núm.2, México. 2012. pg. 95-117

Las webquests como experiencia pedagógica. Revista Nodos y Nudos. Universidad Pedagógica Nacional. Bogotá. 2006.

Estadística descriptiva aplicada al análisis de las elecciones del congreso colombiano 2002-2006. Revista Venezolana de Análisis de Coyuntura Económica. Universidad Central de Venezuela. 2008.

Trabajos en eventos:

La evaluación en el contexto escolar de Francia y Portugal: Actores y representaciones sociales. Congreso Internacional de Educación: Evaluación 2012. Universidad Autónoma de Tlaxcala. Tlaxcala-México.

Juan Francisco Remolina Caviedes, Adrian Rodriguez, Victor Evelio Martinez Abaunza, Olga Mercedes Alvarez Ojeda, "Recognition System for Mesothelials Cells Classification" En: Alemania. 2009. Evento: World Congress on Medical Physics and Biomedical Engineering Ponencia:Recognition System for Mesothelials Cells Classification Libro:Ifmbe Proceedings Wc 2009 "World Congress On Medical Physics And Biomedical Engineering", Springer , p.263 - 266 , v.25/5 <, fasc.

Grupos de investigación:

Director y fundador Grupo de Investigación Pedagógica GRESSIA.

Downloads

Publicado

25-05-2013

Como Citar

REMOLINA CAVIEDES, J. F. LAS EVALUACIONES ESTANDARIZADAS DESDE UNA VISIÓN FREIREANA. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 369–382, 2013. DOI: 10.14244/19827199514. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/514. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensaios
##plugins.generic.dates.received## 2012-09-09
##plugins.generic.dates.accepted## 2013-02-11
##plugins.generic.dates.published## 2013-05-25