O LONGO CAMINHO DA INTERDISCIPLINARIDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Vitor Barletta Machado UniFOA

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199509

Resumo

Pretende-se contribuir para as discussões sobre a importância e as possibilidades da interdisciplinaridade nos ensinos fundamental e médio, através de um relato de experiência com as atividades realizadas em um Colégio de Campinas-SP, entre 1998 e 2009. Demonstra-se como os projetos interdisciplinares eram construídos e os fatores que contribuíram para seus êxitos e falhas. Apresenta-se também reflexão com base em autores que contribuem para a temática. Destaca-se na conclusão a importância da existência de integração efetiva entre os professores, com espaços para a discussão dos projetos, bem como do apoio da coordenação e das famílias para o sucesso das práticas interdisciplinares. O suporte teórico das reflexões foi alicerçado em Frigotto (2008), Thiesen (2008), Nóvoa (2001), Gramsci (1984), Choo (2006), entre outros.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade; História; Sociologia.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vitor Barletta Machado, UniFOA

Graduado em Ciências Sociais - Unicamp

Mestre em Sociologia - USP

Doutor em Sociologia - Unicamp

Professor Responsável do UniFOA

Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa do UniFOA

Membro do Comitê Editorial do Cadernos UniFOA

Downloads

Publicado

25-05-2013

Como Citar

MACHADO, V. B. O LONGO CAMINHO DA INTERDISCIPLINARIDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 416–432, 2013. DOI: 10.14244/19827199509. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/509. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência
##plugins.generic.dates.received## 2012-09-07
##plugins.generic.dates.accepted## 2013-03-12
##plugins.generic.dates.published## 2013-05-25