O ENSINO DE PROBABILIDADE GEOMÉTRICA POR MEIO DE FRACTAIS E DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Autores

  • José Marcos Lopes Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • José Antonio Salvador Universidade Federal de São Carlos
  • Inocêncio Fernandes Balieiro Filho Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199500

Resumo

Apresentamos neste artigo uma proposta didático-pedagógica para o ensino do conceito de Probabilidade Geométrica por meio do uso de fractais. Para isso, formulamos problemas que, ao serem resolvidos pelos alunos, podem levá-los à construção ou reconstrução do conceito de Probabilidade Geométrica. Num primeiro momento, os problemas têm como propósito ensinar Matemática. Os problemas foram formulados utilizando fractais, como por exemplo, o Triângulo de Sierpinski. Após o trabalho com os problemas, o professor deverá sistematizar os conceitos estudados mediante o formalismo e o rigor característicos dessa ciência. Os temas explorados foram a definição de Probabilidade Geométrica e problemas envolvendo os conceitos de Evento Complementar, União de dois Eventos e o conceito de Probabilidade Condicional. Os problemas aqui apresentados são originais e podem fornecer subsídios para os professores do Ensino Médio que trabalham, ou que desejam trabalhar com conceitos de Probabilidade Geométrica.

Palavras-chave: Ensino; Probabilidade Geométrica; Resolução de Problemas; Fractais e Triângulo de Sierpinski.


DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199500

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Marcos Lopes, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - IBILCE/UNESP - São José do Rio Preto, mestre em Ciências de Computação e Estatística pelo Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos - ICMSC/USP - São Carlos, doutor em Teoria do Controle e Estatística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC/RJ. Atualmente é professor Livre Docente da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Campus de Ilha Solteira. jmlopes@mat.feis.unesp.br

Downloads

Publicado

14-11-2013

Como Citar

LOPES, J. M.; SALVADOR, J. A.; BALIEIRO FILHO, I. F. O ENSINO DE PROBABILIDADE GEOMÉTRICA POR MEIO DE FRACTAIS E DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 47–62, 2013. DOI: 10.14244/19827199500. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/500. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2012-08-29
##plugins.generic.dates.accepted## 2013-01-22
##plugins.generic.dates.published## 2013-11-14