INCLUSÃO DE ALUNA SURDA NO ENSINO PROFISSIONALIZANTE EM ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE LONDRINA

Autores

  • Tirza Cosmos dos Santos Hirata ILES
  • Alessandra Dutra UTFPR
  • Letícia Jovelina Storto UENP/CCP

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199499

Resumo

Esta pesquisa retrata o processo de inclusão de uma aluna surda em um Curso Técnico Subsequente em Contabilidade em um colégio estadual da cidade de Londrina, Paraná, Brasil. Tem por objetivos compreender as dificuldades da aluna surda em um processo de inclusão escolar, o modo como seus colegas e professores se relaciona com ela, conhecer o que eles pensam da presença dela e do intérprete em sala de aula, verificar se os professores do curso técnico profissionalizante têm preparo para trabalhar a inclusão de uma aluna surda no contexto escolar e identificar se os docentes mudaram sua prática pedagógica com a presença de uma aluna surda em sala de aula. Para isso, realizou-se uma pesquisa de campo. A coleta de dados deu-se por meio da aplicação de questionários com questões objetivas e subjetivas. Os resultados mostram a falta de preparo de professores e equipe diretiva para trabalhar a inclusão na realidade escolar, bem como as dificuldades encontradas pela aluna no desenvolvimento das atividades em sala de aula. Espera-se que os resultados obtidos com este estudo permitam sinalizar o processo de inclusão de surdos no contexto de uma sociedade inclusiva.

Palavras-chave: Ensino-Aprendizagem; Surdo; Inclusão Social.


DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199499

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Tirza Cosmos dos Santos Hirata, ILES

Especialista em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na modalidade Educação de Jovens e Adultos, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Londrina. Atua como professora do Instituto Londrinense de Educação de Surdos. 

Alessandra Dutra, UTFPR

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP/Araraquara. É professora adjunta da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Londrina, atuando em cursos de Mestrado e Especialização. 

Letícia Jovelina Storto, UENP/CCP

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP/Araraquara. É professora adjunta da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Londrina, atuando em cursos de Mestrado e Especialização. 

Downloads

Publicado

14-11-2013

Como Citar

HIRATA, T. C. dos S.; DUTRA, A.; STORTO, L. J. INCLUSÃO DE ALUNA SURDA NO ENSINO PROFISSIONALIZANTE EM ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE LONDRINA. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 205–225, 2013. DOI: 10.14244/19827199499. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/499. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Estudo de Caso
##plugins.generic.dates.received## 2012-08-28
##plugins.generic.dates.accepted## 2013-06-05
##plugins.generic.dates.published## 2013-11-14

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)