DESENVOLVIMENTO NA PRIMEIRA INFÂNCIA: CARACTERÍSTICAS VALORIZADAS PELOS FUTUROS EDUCADORES DE INFÂNCIA

Autores

  • Isabel Simões Dias Instituto Politécnico de Leiria
  • Sónia Correia Instituto Politécnico de Leiria
  • Patrícia Marcelino

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199483

Resumo

Este trabalho de investigação procura identificar os saberes que cinquenta estudantes do curso de formação inicial em Educação de Infância (Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Leiria, Portugal) revelaram possuir sobre o desenvolvimento das crianças na primeira infância (dos zero aos três anos). Recorrendo-se a uma metodologia qualitativa, analisaram-se vinte e cinco trabalhos de revisão de literatura sobre o desenvolvimento infantil elaborados no âmbito da unidade de Prática Pedagógica II (3.º ano), no ano letivo de 2008-2009. A análise de conteúdo efetuada por um painel de três juízes revelou o olhar dos estudantes sobre o conceito e as características do desenvolvimento que ocorrem durante estes primeiros anos de vida. Os dados obtidos permitem-nos inferir que a característica holística do desenvolvimento foi pouco enfatizada pelos estudantes e que, ao nível dos diferentes domínios do desenvolvimento humano, os futuros educadores valorizaram o domínio físico-motor e linguístico em comparação com os domínios cognitivo e psicossocial. Estes resultados assumem-se como importantes para o processo de reflexão relativo à construção da profissionalidade docente, principalmente no que se refere ao trabalho desenvolvido na formação inicial, com futuros educadores de infância. Na verdade, o conhecimento das características do desenvolvimento da criança até aos três anos é um dos principais suportes para a intencionalidade educativa e intervenção adequada com as crianças nestas idades.

Palavras-chave: Desenvolvimento; Primeira Infância; Formação Inicial.

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199483


 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sónia Correia, Instituto Politécnico de Leiria

Licenciada em Educação de Infância e docente no Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (IPL-ESECS). Doutoranda em Didática e Formação (Universidade de Aveiro, Portugal). Integra a equipa de coordenação do Projeto Creche (Núcleo de Investigação e Desenvolvimento em Educação - NIDE-IPL).

Patrícia Marcelino

Educadora de Infância, Leiria, Portugal. Integra o grupo Projeto Creche (Núcleo de Investigação e Desenvolvimento em Educação - NIDE-IPL).

Downloads

Publicado

14-11-2013

Como Citar

DIAS, I. S.; CORREIA, S.; MARCELINO, P. DESENVOLVIMENTO NA PRIMEIRA INFÂNCIA: CARACTERÍSTICAS VALORIZADAS PELOS FUTUROS EDUCADORES DE INFÂNCIA. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 9–24, 2013. DOI: 10.14244/19827199483. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/483. Acesso em: 26 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2012-07-30
##plugins.generic.dates.accepted## 2013-06-14
##plugins.generic.dates.published## 2013-11-14