O uso da fotografia: do campo para a sala de aula – uma reflexão a partir da visão dos discentes e docentes do curso de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia/MG

Autores

  • Lilian Carla Moreira Bento Universidade Federal de Uberlândia, Programa de Pós-Graduação em Geografia

DOI:

https://doi.org/10.14244/1982719948

Resumo

A aprendizagem é um processo em que se possibilita a aquisição e assimilação de conhecimentos e o processo ensino-aprendizagem está sujeito a diversas variáveis, como as técnicas e mídias que o professor utiliza. Atualmente, com a evolução e progresso da tecnologia, os professores têm a sua disposição diversas opções de mídias que podem diversificar e dinamizar suas aulas. Um exemplo é a câmera fotográfica, bastante utilizada em trabalhos de campo, gerando fotografias que podem ser aproveitadas em sala de aula, unindo o campo com a sala, a teoria com a prática. O objetivo dessa pesquisa é analisar o potencial das fotografias tiradas em trabalhos de campo para melhorar o processo ensino-aprendizagem. A metodologia empregada baseou-se em revisão bibliográfica pertinente ao tema, realização de entrevistas com alguns professores do curso de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia e aplicação de questionários a uma amostra de alunos do curso acima citado.

Palavras-chave: Ensino-aprendizagem. Fotografias. Trabalhos de campo

Abstract

The use of photograph: from the field to the classroom – a reflection from the view of students and teachers of Geography Course from Federal University of Uberlândia/MG
The learning is a process that makes possible the acquisition and the assimilation of the knowledge and depends on the form as the education occurs. The process of education and learning happens according to a lot of variables, being one of this the techniques and medias that the teacher uses during the classes, as an example, the use of pictures. The purpose of this research is to analyses the potential of the pictures taken in work fields to the improvement of the education and learning process inside de classroom. The methodology used is based on bibliographic revision according to the theme, interview with five teachers and the use of questionnaires to the sample of sixty six students of the Geography course of the Federal University of Uberlândia.

Key words: Education and learning. Medias. Pictures. Work fields

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lilian Carla Moreira Bento, Universidade Federal de Uberlândia, Programa de Pós-Graduação em Geografia

Graduada em Geografia, Especialista em Gestão Ambiental, Mestranda em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia.

Downloads

Publicado

09-02-2010

Como Citar

BENTO, L. C. M. O uso da fotografia: do campo para a sala de aula – uma reflexão a partir da visão dos discentes e docentes do curso de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia/MG. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 105–117, 2010. DOI: 10.14244/1982719948. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/48. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2010-02-09
##plugins.generic.dates.accepted## 2010-02-09
##plugins.generic.dates.published## 2010-02-09