Formação de professores do campo frente às “novas/velhas” políticas implementadas no Brasil: r-existência em debate

Autores

  • Hellen do Socorro de Araújo Silva
  • Maura Pereira dos Anjos
  • Mônica Castagna Molina UFSCar
  • Salomão Antônio Mufarrej Hage

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994562

Palavras-chave:

Formação de professores, Políticas públicas, Educação superior do campo, Licenciatura em Educação do Campo.

Resumo

As reflexões apresentadas neste artigo integram parte dos resultados produzidos pela pesquisa “Políticas, Gestão e Direito à Educação Superior: novos modos de Regulação e tendências em construção”, ligada à Rede Universitas-Br, desenvolvida pelo Eixo Temático 7, cuja investigação centra-se na Educação Superior do Campo. O artigo traz análises sobre as políticas de formação docente, com foco nos retrocessos impostos a tais políticas, especialmente às Licenciaturas em Educação do Campo, a partir da aprovação das “novas” Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e a instituição da Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica. O método da pesquisa se ancora no materialismo histórico e dialético por meio das categorias totalidade, historicidade e mediação no campo das políticas de formação de professores no Brasil. Realizou-se estudos bibliográficos das Resoluções Nº 02/2015 e Nº 02/2019 e dos manifestos das entidades científicas nacionais da formação docente. Os resultados revelam desmontes e retrocessos no campo das políticas de formação de professores, com a disseminação da pedagogia das competências na aprovação da Resolução Nº 2/2019, que buscam deslegitimar a implementação de projetos críticos e emancipatórios no campo da formação inicial e continuada de professores. O Ministério da Educação e o Conselho Nacional de Educação tomam medidas que desconstroem políticas direcionadas aos sujeitos do campo, indígenas e quilombolas e ameaçam a continuidade dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo, o que provoca uma r-existência dos sujeitos diversos e plurais na garantia de seus direitos.

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Biografia do Autor

Hellen do Socorro de Araújo Silva

Doutora em Educação (UFPA), Professora da Universidade Federal do Pará - UFPA, Campus Universitário de Cametá/PA, do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura e da Faculdade de Educação do Campo. Participa do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia e integra a Rede Universitas/Br

Maura Pereira dos Anjos

Doutora em Educação (UnB); Professora da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA, lotada no Instituto de Ciências Humanas, na Faculdade de Educação do Campo (FECAMPO), no Campus Universitário de Marabá. Integrante da Rede Universitas/Br no subprojeto07: Educação Superior do Campo

Mônica Castagna Molina, UFSCar

Doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela UnB (2003) e Pós-Doutorado em Educação pela UniCamp (2013). Professora Associada da Universidade de Brasília (UnB), da Licenciatura em Educação do Campo e do Programa de Pós-Graduação em Educação, onde coordena a Linha de Pesquisa Educação Ambiental e Educação do Campo, desde 2013. Coordenou o PRONERA e o Programa Residência Agrária. Participou da I Pesquisa Nacional da Reforma Agrária (I PNERA) em 2003-2004, e Coordenou a II Pesquisa Nacional da Reforma Agrária (II PNERA), financiada pelo IPEA, em 2013-2015. Coordenou a Pesquisa CAPES ? CUBA, no período de 2010-2014. Coordenou a Pesquisa "A educação Superior no Brasil (2000-2006): Uma Análise Interdisciplinar das Políticas para o Desenvolvimento do Campo Brasileiro", financiada pelo Observatório de Educação da Capes. Integra a pesquisa Formação Docente e a Expansão do Ensino Superior, na coordenação do Sub 07: Educação Superior do Campo pelo Projeto Observatório da Educação do Campo da CAPES. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação do Campo, Formação de Educadores, Políticas Públicas, Reforma Agrária, Desenvolvimento Sustentável.

Salomão Antônio Mufarrej Hage

Doutor em Educação (PUC), Professor/Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGED/ICED/UFPA. É bolsista produtividade do CNPq. Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia. Pesquisador da Rede Universitas/Br desde 2009

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Publicado

29-10-2020

Como Citar

DO SOCORRO DE ARAÚJO SILVA, H.; PEREIRA DOS ANJOS, M. .; CASTAGNA MOLINA, M. .; ANTÔNIO MUFARREJ HAGE, S. . Formação de professores do campo frente às “novas/velhas” políticas implementadas no Brasil: r-existência em debate . Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e4562146, 2020. DOI: 10.14244/198271994562. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4562. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Consequências do Bolsonarismo sobre os direitos humanos, a educação superior e a produção científica no Brasil
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