A universidade e a produção do conhecimento sobre violações aos direitos humanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994488

Palavras-chave:

Direitos humanos. Ditadura. Dignidade humana.

Resumo

O presente artigo trata sobre o papel das universidades na defesa da vida, da democracia e do estado de direito, e o papel da ciência como geradora de espaços de resistência no cotidiano bem como poderosa ferramenta no desmascaramento do autoritarismo. Nesse contexto, apresenta os resultados da pesquisa sobre a atuação dos perpetradores de violações aos direitos humanos durante a ditadura militar brasileira. A investigação foi realizada pela Rede Interdisciplinar de Estudos da Violência–RIEV, na Universidade Federal da Paraíba, com participação da Universidade de València, na Espanha. Para a análise, foram selecionadas 31 ações penais ajuizadas pelo Ministério Público Federal entre os anos de 2012 e 2018. O objetivo foi averiguar os conceitos que emergem dos dados e que ajudam a compreender o processo de violações aos direitos humanos naquele período. A metodologia do estudo atendeu aos três estágios preconizados pela Teoria Fundamentada Straussiana: a codificação aberta, a codificação axial e a codificação seletiva. Dos dados analisados emergiram três categorias conceituais relevantes para fundamentar a educação para os direitos humanos: banalidade do mal/crueldade, disciplina dos corpos e sofrimento. O estudo vem contribuir para ações de incorporação no currículo escolar do entendimento de que a dignidade humana deve se constituir como valor básico do Estado Democrático de Direito. Permite o reconhecimento de que o ser humano deva ser o centro e o fim do direito e da educação. Neste sentido, o processo educativo deve contribuir para a proteção da dignidade da pessoa humana.

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Biografia do Autor

Edna Gusmão de Góes Brennand , Universidade Federal da Paraíba

Professora Titular da Universidade Federal da Paraíba. Com Pós-Doutorado na Bélgica (2005); Portugal (2012);
Estágio Sênior em andamento na Espanha. Doutorado em Sociologia - Université Paris I Panthéon Sorbonne.
Coordenadora da Rede Interdisciplinar em Estudos sobre Violências – RIEV numa parceria com a Universidade
Federal de Santa Catarina – UFSC e a Universidade de Valência -Espanha. Desenvolve investigações nos seguintes
campos: Democracia e violências, cibercrimes, agir comunicativo, ecossistemas cognitivos, redes digitais e
sistemas inteligentes.

Alexsander de Carvalho Silva , Ministério Público da Paraíba

Possui formação em Comunicação Social e atua como assessor de imprensa do Ministério Público do Estado da
Paraíba. Mestre em Gestão nas Organizações Aprendentes - MPGOA, da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. É integrante da Rede Interdisciplinar de Estudos da Violência – RIEV. Realiza pesquisa sobre as ações penais do Ministério Público Federal contra
os perpetradores de violações dos direitos humanos.

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Publicado

29-10-2020

Como Citar

BRENNAND , E. G. de G. .; SILVA , A. de C. . A universidade e a produção do conhecimento sobre violações aos direitos humanos. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e4488149, 2020. DOI: 10.14244/198271994488. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4488. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Consequências do Bolsonarismo sobre os direitos humanos, a educação superior e a produção científica no Brasil
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