O USO DE ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS COMO SUPORTE À COMPREENSÃO TEXTUAL

Autores

  • Luciana Vasconcelos dos Santos Dantas Hodges UFPE
  • Alena Pimentel Mello Cabral Nobre UFPE

DOI:

https://doi.org/10.14244/%2519827199438

Resumo

A compreensão de um texto, por ser um processo dinâmico de construção de sentidos, se dá a partir de uma postura reflexiva e deliberada do leitor, que precisa fazer uso de diferentes estratégias para entender as informações explícitas no texto e inferir outras, além de integrá-las num todo coerente. Este artigo discute as estratégias de natureza metacognitiva que o leitor pode acessar antes, durante e/ou após a leitura de um texto, ressaltando que diferentes textos podem demandar o uso de diferentes estratégias, sendo necessário que o leitor tome decisões acerca de quais as mais adequadas para o tipo e gênero textual em questão, além das suas próprias expectativas, contexto de leitura e necessidade emergente. A literatura da área aponta que  estratégias de  leitura, incluindo as de natureza metacognitiva, que levam o indivíduo a refletir sobre o seu próprio pensamento, são eficazes em ajudar o aluno a desenvolver sua compreensão e superar dificuldades. Sendo assim, podem e devem ser ensinadas, pois este ensino é essencial para a formação de leitores autônomos, capazes de compreender diversos tipos de texto.  Existem diversas estratégias metacognitivas descritas na literatura, e o presente artigo enfoca particularmente as estratégias de monitoramento, autoexplicações e justificativas, ressaltando a importância de que os professores conheçam, fomentem o uso e auxiliem no domínio de estratégias metacognitivas na compreensão de textos.

Palavras-chave: compreensão de textos; estratégias metacognitivas; metacognição.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luciana Vasconcelos dos Santos Dantas Hodges, UFPE

Pós doutorado na Pós Graduação em Psicologia Cognitiva da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – bolsista recém-doutor do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) pela CAPES (em andamento). Doutora em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Psicóloga.

Alena Pimentel Mello Cabral Nobre, UFPE

Doutoranda em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Pedagoga.

Downloads

Publicado

28-11-2012

Como Citar

HODGES, L. V. dos S. D.; NOBRE, A. P. M. C. O USO DE ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS COMO SUPORTE À COMPREENSÃO TEXTUAL. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 476–490, 2012. DOI: 10.14244/%19827199438. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/438. Acesso em: 25 jun. 2024.

Edição

Seção

Ensaios
##plugins.generic.dates.received## 2012-05-19
##plugins.generic.dates.accepted## 2012-08-28
##plugins.generic.dates.published## 2012-11-28