OS SUPER-HERÓIS EM AÇÃO. PODEM OS DESENHOS ANIMADOS SUGERIREM UMA ORIENTAÇÃO ESTÉTICA LÚDICO-AGRESSIVA?

Autores

  • Raquel Firmino Magalhães Barbosa Universidade Federal de Mato Grosso
  • Cleomar Ferreira Gomes Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199437

Resumo

Partindo do ponto que o homem é considerado um ser simbólico e influenciado diretamente pelos aspectos sociais e culturais, o seu imaginário é totalmente estimulado por tudo e todos que estão a sua volta, principalmente na contemporaneidade, quando o que está em voga é a infância, a TV e suas brincadeiras. Este estudo objetivou conhecer a dinâmica brincante entre os heróis de alguns desenhos animados (Power Rangers, Ben 10, Homem Aranha e Homem de Ferro) e a orientação estética desta teia de relações, a partir das metáforas e construções teóricas de Ariès, Brougère, Jones, Huizinga, Morin, Sutton-Smith, dentre outros. Partindo do pressuposto que a criança utiliza a sua imaginação para brincar com o que está ao seu redor e que os objetos que compõem este meio também podem influenciá-la, foram formuladas as seguintes indagações: como o processo de identificação com o desenho animado age para suscitar a imaginação das crianças? Como a agressividade permeia suas brincadeiras? Foram realizadas entrevistas com sete crianças de cinco anos de idade da Educação Infantil de uma Escola Municipal de Cuiabá/MT. O texto apresentou a importância de ter uma percepção sensível sobre a relação que a criança faz com seus heróis midiáticos: a escolha da brincadeira, a preferência do personagem e os comportamentos lúdico-agressivos presentes neste momento. Isso possibilitou uma experiência estética, de mostrar a linguagem lúdica da criança ao interpretar à sua maneira o conteúdo dos desenhos animados.

Palavras-chave: Infância; Desenho Animado; Agressividade.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Raquel Firmino Magalhães Barbosa, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física e Desportos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialização em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professora-pesquisadora do Curso de Educação Física da Universidade de Cuiabá (UNIC).

Cleomar Ferreira Gomes, Universidade Federal de Mato Grosso

Licenciado em Educação Física, pela Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Cuiabá, Brasil (1986), Especialização em Fundamentação Filosófica da Educação Física (1986); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Cuiabá, Brasil (1993); Especialização em Ciências do Jogo pela Université de Paris-Nord, Villetaneuse/Paris, França (1999); Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo, USP, São Paulo, Brasil (2001). Pós-doutoramento em sócio-antropologia da educacão pela Universidade Federal Fluminense (2010). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Educação Física Escolar, com ênfase na Educação Básica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação escolar infantil, pesquisa em educação, formação de professores, estudos da corporeidade, com destaque na etologia humana, movimento, violência e em especial aos aspectos da ludicidade como as brincadeiras infantis, a ludicidade escolar, a alegria, o lazer e o ócio.

Downloads

Publicado

25-05-2013

Como Citar

BARBOSA, R. F. M.; GOMES, C. F. OS SUPER-HERÓIS EM AÇÃO. PODEM OS DESENHOS ANIMADOS SUGERIREM UMA ORIENTAÇÃO ESTÉTICA LÚDICO-AGRESSIVA?. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 326–346, 2013. DOI: 10.14244/19827199437. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/437. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2012-05-17
##plugins.generic.dates.accepted## 2013-04-15
##plugins.generic.dates.published## 2013-05-25

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)