NÚMEROS DECIMAIS NA SALA DE AULA: OS CONHECIMENTOS DE UM GRUPO DE PROFESSORES E A RELAÇÃO COM SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores

  • Anelisa Kisielewski Esteves
  • Neusa Maria Marques de Souza Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199403

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa qualitativa desenvolvida com professores de uma escola municipal de Campo Grande/MS, que teve como objetivo investigar os conhecimentos de um grupo de educadores do 5º ano do Ensino Fundamental sobre números decimais e a relação com sua prática pedagógica. Para a coleta de dados foram realizadas observação das aulas de Matemática e cinco sessões de atividade, com os professores, sobre números decimais. A análise de documentos, como cadernos de alguns alunos e caderno de plano dos professores, e entrevistas semi-estruturadas foram também realizadas. Como referência para a organização dos dados foi utilizado o modelo teórico desenvolvido por Lee Shulman sobre a base de conhecimentos para o ensino, focando três vertentes: o conhecimento do conteúdo específico, o conhecimento pedagógico do conteúdo e o conhecimento curricular. Os resultados revelam a existência de lacunas no conhecimento específico sobre números decimais desses professores, as quais interferem em seu conhecimento pedagógico do conteúdo e também em seu conhecimento curricular, e tendem a influenciar a forma como organizam o processo de ensino e aprendizagem dos números decimais em sala de aula. Mostram a necessidade de reestruturação dos conhecimentos matemáticos básicos, necessários nos cursos de formação inicial e continuada para professores que atuam na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.     

Palavras-chave: Educação Matemática; Conhecimentos dos professores; Números decimais.

Agência financiadora: CAPES

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Publicado

29-05-2012

Como Citar

ESTEVES, A. K.; SOUZA, N. M. M. de. NÚMEROS DECIMAIS NA SALA DE AULA: OS CONHECIMENTOS DE UM GRUPO DE PROFESSORES E A RELAÇÃO COM SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 188–205, 2012. DOI: 10.14244/19827199403. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/403. Acesso em: 15 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2012-04-05
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