MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA INVESTIGAÇÃO IMPERATIVA

Autores

  • Vantielen da Silva Silva Unioeste
  • Tiago Emanuel Klüber Unioeste

DOI:

https://doi.org/10.14244/%2519827199394

Resumo

As pesquisas sobre Modelagem Matemática na Educação Matemática têm se ampliado no cenário educacional e apresentado contribuições relevantes para o ensino da matemática nas diferentes etapas da Educação. A partir disso, com o intuito de nos aproximarmos dessas pesquisas, pelo menos em parte, desenvolvemos esse artigo buscando responder ao questionamento: em que níveis de ensino estão focadas as pesquisas brasileiras sobre Modelagem Matemática na Educação Matemática e o que isso revela? Para responder a esse questionamento direcionamos nossa pesquisa aos resumos dos trabalhos stricto sensu disponíveis no Banco de Teses da CAPES. Nesse momento inicial, pudemos compreender que a Modelagem Matemática no âmbito da Educação Matemática apresenta-se como uma tendência que contribui com o desenvolvimento da aprendizagem significativa e com a melhoria da qualidade de Ensino em Matemática. Porém, a maior parte das investigações aponta a sua presença e contribuições para os Anos Finais e Ensino Médio, sendo incipientes as produções ou reflexões sobre a possibilidade de seu uso nos Anos Iniciais, ou seja, entre o 1º e 5º Ano do Ensino Fundamental.

Palavras-chave
: Anos Iniciais; Educação Matemática; Modelagem Matemática.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vantielen da Silva Silva, Unioeste

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Guairacá (2009). Especialista em Formação de Professores para Docência no Ensino Superior pela Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO (2011). Mestranda pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE; Programa de Pós Graduação em Educação. É docente da Faculdade Guairacá. Desenvolve pesquisas na linha de ensino e de aprendizagem, nas temáticas: Formação de Professores para Educação Básica e Superior; Ensino de Filosofia; Ensino de Ciências e Matemática.

Tiago Emanuel Klüber, Unioeste

Doutor em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Pesquisa na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem matemática, didática da matemática, epistemologia e fenomenologia na Educação Matemática.

Downloads

Publicado

28-11-2012

Como Citar

SILVA, V. da S.; KLÜBER, T. E. MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA INVESTIGAÇÃO IMPERATIVA. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 228–249, 2012. DOI: 10.14244/%19827199394. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/394. Acesso em: 25 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2012-04-05
##plugins.generic.dates.accepted## 2012-10-09
##plugins.generic.dates.published## 2012-11-28