CARACTERIZAÇÕES DO PENSAMENTO ALGÉBRICO EM TAREFAS REALIZADAS POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Autores

  • Daniele Peres da Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Angela Marta Pereira das Dores Savioli Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199387

Resumo

Tomando a Early Algebra como área de pesquisa que visa uma abordagem para o ensino e aprendizagem da álgebra inicial, este artigo apresenta uma análise das atitudes, indagações e produções escritas, enfim, o comportamento de crianças em resolução de tarefas. O objetivo foi identificar e analisar características do pensamento algébrico em tarefas aplicadas a estudantes do Ensino Fundamental I. Mais especificamente, buscamos compreender como trinta e cinco estudantes do 5º Ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública do município de Apucarana-PR lidam com tarefas que promovem o desenvolvimento do pensamento algébrico. Para organização e interpretação dos dados, empregamos procedimentos à luz da Análise de Conteúdo, sendo esta uma modalidade de pesquisa qualitativa. Por meio das respostas apresentadas e das indagações e afirmações dos estudantes durante a resolução das tarefas, o estudo mostrou que embora as resoluções nem sempre estivessem corretas, estas evidenciam indícios de pensamento algébrico, uma vez que os participantes desse estudo perceberam e tentaram expressar as estruturas aritméticas das situações-problema, assim como, descreveram seus processos de pensamento. Portanto, esses estudantes do Ensino Fundamental I têm condições de lidar e de desenvolver aspectos relacionados ao pensamento algébrico, mesmo não apresentando uma linguagem simbólica algébrica.

 

Palavras-chave: Pensamento Algébrico; Ensino Fundamental; Early Algebra.

 

Agência financiadora: CAPES

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Angela Marta Pereira das Dores Savioli, Universidade Estadual de Londrina

Angela: Profa. Dra. do Departamento de Matemática - Universidade Estadual de Londrina – UEL

Downloads

Publicado

29-05-2012

Como Citar

SILVA, D. P. da; SAVIOLI, A. M. P. das D. CARACTERIZAÇÕES DO PENSAMENTO ALGÉBRICO EM TAREFAS REALIZADAS POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL I. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 206–222, 2012. DOI: 10.14244/19827199387. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/387. Acesso em: 2 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2012-04-05
##plugins.generic.dates.accepted## 2012-05-23
##plugins.generic.dates.published## 2012-05-29