O CONHECIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E SUA RELAÇÃO COM A IDEIA DE PROPORCIONALIDADE

Autores

  • Angelica da Fontoura Garcia Silva Universidade Bandeirante de São Paulo
  • Edvonete Souza de Alencar Universidade Bandeirante de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199386

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o conhecimento profissional docente de professores que ensinam Matemática no 5.º ano do Ensino Fundamental, cujos alunos (média de idade de 9 a 10 anos) se destacaram no Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP). Trata-se de pesquisa de campo que envolve um grupo de cinco professores de uma escola da rede pública de São Paulo, Brasil. A coleta de dados incluiu a aplicação de um questionário e entrevistas semiestruturadas. Teoricamente, esta investigação fundamenta-se tanto em teorias que discutem questões relacionadas à formação de professores como em estudos que investigam questões didáticas sobre a multiplicação e divisão de números naturais. Quanto ao primeiro enfoque, apoiou-se especialmente em estudos de Shulman. Em relação às questões didáticas, associadas ao objeto matemático, utilizou-se a Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud. De modo geral, a análise dos dados permitiu identificar que o grupo de professores da escola investigada trabalha de forma coletiva. Entretanto, pudemos verificar que as dificuldades relativas à prática docente podem ser influenciadas pela falta de domínio dos professores a respeito do conteúdo matemático, uma vez que observamos fragilidades em seus argumentos para o uso do procedimento de cálculo. Este estudo indica a necessidade de se rediscutirem as formas de se tratar a multiplicação e a proporcionalidade, em especial, nos cursos de formação inicial e continuada de professores.
 
Palavras-chave
: Educação Matemática; Conhecimento Profissional Docente, Ensino e Aprendizagem; Proporcionalidade.

 

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Biografia do Autor

Angelica da Fontoura Garcia Silva, Universidade Bandeirante de São Paulo

É professora contratada pelo Programa de Pós-graduação em Educação
Matemática da UNIBAN. Possui graduação em licenciatura em Matemática,
doutora em Educação Matemática e mestre em Educação pela PUC-SP ..
Desenvolve atividade de pesquisa sobre o Formação de Professores que
ensinam Matemática. Participa do grupo de pesquisa: Observatório da
Educação.

Edvonete Souza de Alencar, Universidade Bandeirante de São Paulo

Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, mestranda em Educação Matemática.

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Publicado

28-11-2012

Como Citar

GARCIA SILVA, A. da F.; ALENCAR, E. S. de. O CONHECIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E SUA RELAÇÃO COM A IDEIA DE PROPORCIONALIDADE. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 175–186, 2012. DOI: 10.14244/19827199386. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/386. Acesso em: 7 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos
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