A utilização de vídeos do Youtube como suporte ao processo de aprendizagem

Autores

  • Estevon Nagumo Universidade de Brasília
  • Lúcio França Teles Universidade de Brasília
  • Lucélia de Almeida Silva Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271993757

Palavras-chave:

Technology Uses in Education; Informal Education; Student Attitudes; Situated Learning.

Resumo

Assistir vídeo online é uma das atividades mais realizadas na internet no Brasil, segundo dados da PNAD Contínua 2017. Para explorar a relação desta atividade com a educação, o objetivo deste estudo foi identificar formas de utilização de vídeos do Youtube como suporte ao processo de aprendizagem por universitários. Para tentar elucidar esta questão foi realizada uma revisão sistemática da literatura (RAMOS; FARIA; FARIA, 2014) sobre o Youtube e a educação no catálogo de teses e dissertações Capes para averiguar o acúmulo de discussão sobre a temática. Esta revisão da literatura mostrou que há 4 dissertações nesta base brasileira que estudaram a utilização de vídeos do Youtube no ensino fundamental. Há uma lacuna de estudos no ensino superior ou que foquem na aprendizagem informal. Como levantamento exploratório do tema foi aplicado um questionário online para levantar dados sobre a utilização do Youtube como suporte ao processo de aprendizagem. A partir da análise de conteúdo (BARDIN, 2009) das 64 respostas foram identificadas 4 categorias de interesses na utilização do Youtube: 1) aprendizagem de conteúdo, 2) revisão de conteúdo, 3) preparação para testes e 4) recursos audiovisuais utilizados. Em geral, nota-se que vídeos do Youtube têm sido utilizados para atender uma demanda específica ou para reforçar um conhecimento escolar ou de interesse próprio devido a sua facilidade de acesso e aos seus recursos audiovisuais.

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Biografia do Autor

Estevon Nagumo, Universidade de Brasília

Doutorando em Educação na linha ETEC (Educação, Tecnologia e Comunicação) da Faculdade de Educação da Unb

Lúcio França Teles, Universidade de Brasília

Professor Doutor da Faculdade de Educação da Unb

Lucélia de Almeida Silva, Universidade de Brasília

Doutoranda em Educação na linha ETEC (Educação, Tecnologia e Comunicação) da Faculdade de Educação da Unb

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Publicado

15-01-2020

Como Citar

NAGUMO, E.; TELES, L. F.; SILVA, L. de A. A utilização de vídeos do Youtube como suporte ao processo de aprendizagem . Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e3757008, 2020. DOI: 10.14244/198271993757. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3757. Acesso em: 24 jun. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação e Mídias Digitais
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##plugins.generic.dates.published## 2020-01-15