A MATEMÁTICA E O LUGAR DO PROFESSOR NOS ANOS INICIAIS: O PONTO DE VISTA DOS ALUNOS DA PEDAGOGIA

Autores

  • Eliane Maria Vani Ortega Faculdade de Ciências e Tecnologia- Unesp, Presidente Prudente
  • Vinício de Macedo Santos Faculdade de Educação da USP, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199369

Resumo

O presente estudo investiga o processo de construção de saberes dos estudantes de Pedagogia em relação à natureza do conhecimento matemático e a ser professor de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de pesquisa de natureza qualitativa, de cunho analítico-descritivo e longitudinal, que foi realizada no período 2007-2010, com alunos do curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, em Presidente Prudente, região oeste do interior do Estado de São Paulo. O desenvolvimento da pesquisa envolveu a utilização de questionário de apoio para a seleção dos sujeitos do curso de Pedagogia e aplicação de entrevistas semi-estruturadas ao final dos anos de 2007, 2008, 2009 e 2010. Os resultados foram analisados a partir de quadro de referência sobre a natureza do conhecimento matemático e os saberes docentes e mostram as alterações de visões dos sujeitos durante a formação inicial. Os sujeitos, a partir da reflexão sobre suas experiências vivenciadas como alunos na educação básica, em cada ano em que são entrevistados, ressignificam seus saberes por meio da influência das diferentes disciplinas estudadas no curso. Os sujeitos entrevistados demonstram uma aproximação da visão do conhecimento matemático como construção humana, preocupação predominante com a relação professor-aluno no processo de aprendizagem e se sentem capazes de sugerir metodologias de ensino. Ao final do curso, eles afirmam que mesmo não tendo domínio completo de alguns conceitos matemáticos, a relação que eles mantém com o conhecimento matemático melhorou e se dizem mais seguros e preparados para trabalhar com a Matemática.

Palavras-chave: Natureza do conhecimento matemático; Saberes; Professores dos anos iniciais; Conceitos matemáticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eliane Maria Vani Ortega, Faculdade de Ciências e Tecnologia- Unesp, Presidente Prudente

Licenciada em Matemática, Doutora em Educação. Atua no Departamento de Educação na área de Educação Matemática e faz pesquisa sobre formação de professores dos anos iniciais em Matemática.

Vinício de Macedo Santos, Faculdade de Educação da USP, São Paulo

Licenciado em Matemática pelo IMEUSP,Professor Livre Docente da Faculdade de Educação da USP, Professor do Programa de Pós Graduação em Educação da FEUSP - Área de Ensino de Ciências e Matemática, Pós Doutor pela Universidade de Sevilha – Espanha, Pós Doutor pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) de Paris - França

Downloads

Publicado

29-05-2012

Como Citar

ORTEGA, E. M. V.; SANTOS, V. de M. A MATEMÁTICA E O LUGAR DO PROFESSOR NOS ANOS INICIAIS: O PONTO DE VISTA DOS ALUNOS DA PEDAGOGIA. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 27–43, 2012. DOI: 10.14244/19827199369. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/369. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2012-04-04
##plugins.generic.dates.accepted## 2012-05-21
##plugins.generic.dates.published## 2012-05-29