ESTUDO DE CASO: COMO DUAS CRIANÇAS PASSAM A COMPREENDER A COMBINATÓRIA A PARTIR DE INTERVENÇÕES?
DOI:
https://doi.org/10.14244/19827199360Resumo
No presente estudo de caso foram analisados os desempenhos de dois alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao trabalharem com problemas combinatórios. Foram realizados pré-teste, duas sessões de intervenção e pós-teste com a turma inteira, porém, para a análise atual foi feito o recorte dos desempenhos de Lucas e Marcos[1], buscando-se analisar de forma detalhada como essas duas crianças passaram a compreender os quatro tipos de problemas combinatórios (Produto Cartesiano, Arranjo, Permutação e Combinação). Observaram-se as contribuições das intervenções, as quais foram baseadas na listagem de possibilidades como estratégia e em mais três pilares considerados importantes para a compreensão da combinatória: o destaque para os invariantes dos problemas combinatórios, a sistematização das possibilidades e a generalização. A estratégia da listagem foi observada como importante para o ensino, após ter sido detectada em estudos de sondagem anteriores como caminho utilizado por alunos de diferentes níveis escolares. Os demais pilares (invariantes, sistematização e generalização), apesar de aparecerem com menor frequência nos estudos de sondagem, são entendidos como facilitadores da compreensão combinatória, por isso o destaque para os mesmos durante as intervenções. Os dois alunos investigados demonstraram melhor desempenho em termos quantitativos e qualitativos, com maior quantidade de acertos e melhor compreensão dos problemas após as intervenções. Eles passaram a se utilizar dos pilares trabalhados nas intervenções, o que demonstra que o caminho escolhido para o trabalho com a combinatória foi significativo para a aprendizagem.
Palavras-chave: Raciocínio combinatório; Intervenções; Tipos de problemas combinatórios; Educação básica.
Agências financiadoras: CNPq e FACEPE[1] Os nomes Lucas e Marcos são fictícios, colocados para preservar a identidade dos alunos.
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